Breaking News

Morre Mãe Aíce de Oxóssi, coordenadora da parte religiosa da festa de Iemanjá

Líder religiosa, que morreu em casa de causas naturais, será enterrada nesta sexta-feira (16)

Redação Correio 24h

16/06/2017 às 11h18 – Atualizada em 16/06/2017 às 11h29.

Durante mais de 20 anos Mãe Aíce de Oxóssi coordenou a parte religiosa da festa de Iemanjá em Salvador. Na noite desta quinta-feira (15) ela morreu dentro de seu terreiro Ilê Axé Odê Mirim, na Federação. O enterro acontecerá às 10h desta sexta-feira (16) no Cemitério do Campo Santo.

Foto: Almiro Lopes/Arquivo Correio

O corpo está sendo velado no terreiro por filhos e filhas de santo da líder religiosa O terreiro que Waldelice Maria dos Santos comandava foi fundado em 1906. O Ilê Axé Odê Mirim, assim como outros terreiros de salvador, deposita sua oferenda para Oxum no Dique do Tororó, durante a madrugada do dia 2. “Toda vida, o primeiro presente é de Oxum, para depois o de Iemanjá”, explicou Mãe Aíce ao CORREIO, em fevereiro deste ano. 

 

 

Extraído do portal de notícias IBahia / Salvador – BA
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/morre-mae-aice-de-oxossi-coordenadora-da-parte-religiosa-da-festa-de-iemanja/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *