Breaking News

Mostra de cinema com temática afro estreia dia 14 de junho; entrada grátis

Festival será realizado entre os dias 14 e 18 de junho, no Centro Histórico.
Abertura oficial terá exibição da animação ‘Orun Aiyê’, a partir das 19 horas.

Do G1 BA

07/06/2016 10h15 – Atualizado em 07/06/2016 10h15

 

manifesto-makumbacyber---divulgacao_editada
Mostra de cinema afrodescendente terá entrada gratuita (Foto: Divulgação)

 

Estreia na próxima terça-feira (14), a partir das 19h, a mostra voltada para cinema de temática afrodescendentem, em Salvador. Filmes, oficinas e debates compõem o evento que será realizado no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico. A Mostra BAFF terá acesso gratuito.

A programação tem abertura oficial com a exibição da animação “Orun Aiyê”, de Jamile Coelho, e do curta-metragem “Manifesto Macumbacyber”, de Beto Brant. Na animação, lendas africanas que retratam a criação dos seres humanos são narradas pelo vovô Bira; já o filme de Brant registra a estética e performance do manifesto homônimo.

 

saiba mais

Os curtas serão seguidos do debate “Precisamos de um festival de cinema negro?”. As discussões vão contar com a presença do secretário de Cultura, Jorge Portugal; do presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro; do diretor do MUNCAB, José Carlos Capinam; e de Antônio Olavo, representando a Associação de Produtores do Cinema da Bahia; entre outros. A noite se encerra com coquetel ao som do grupo Transcendental.

Também fará parte da programação debates sobre violência contra o povo negro e a mulher negra no imaginário coletivo, além de sessões especiais para estudantes. Durante o evento será oferecida uma oficina gratuita de Preparação de Atores para TV e Cinema, com a atriz Tânia Toko. O curso resultará na produção de um curta a ser exibido na noite de encerramento do evento.

 

SERVIÇO:
O que: Mostra BAFF no MUNCAB
Quando: 14 a 18 de junho
Onde: Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB)
Rua do Tesouro (atrás da Igreja da Ajuda), Centro Histórico
Quanto: Gratuito
Programação: baff-bahiaafrofilmfestival.com

 

 

Extraído do portal de notícias G1 / Bahia
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/06/mostra-de-cinema-com-tematica-afro-estreia-dia-14-de-junho-entrada-gratis.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *