Breaking News

Mostra de cinema com temática afro estreia dia 14 de junho; entrada grátis

Festival será realizado entre os dias 14 e 18 de junho, no Centro Histórico.
Abertura oficial terá exibição da animação ‘Orun Aiyê’, a partir das 19 horas.

Do G1 BA

07/06/2016 10h15 – Atualizado em 07/06/2016 10h15

 

manifesto-makumbacyber---divulgacao_editada
Mostra de cinema afrodescendente terá entrada gratuita (Foto: Divulgação)

 

Estreia na próxima terça-feira (14), a partir das 19h, a mostra voltada para cinema de temática afrodescendentem, em Salvador. Filmes, oficinas e debates compõem o evento que será realizado no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico. A Mostra BAFF terá acesso gratuito.

A programação tem abertura oficial com a exibição da animação “Orun Aiyê”, de Jamile Coelho, e do curta-metragem “Manifesto Macumbacyber”, de Beto Brant. Na animação, lendas africanas que retratam a criação dos seres humanos são narradas pelo vovô Bira; já o filme de Brant registra a estética e performance do manifesto homônimo.

 

saiba mais

Os curtas serão seguidos do debate “Precisamos de um festival de cinema negro?”. As discussões vão contar com a presença do secretário de Cultura, Jorge Portugal; do presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro; do diretor do MUNCAB, José Carlos Capinam; e de Antônio Olavo, representando a Associação de Produtores do Cinema da Bahia; entre outros. A noite se encerra com coquetel ao som do grupo Transcendental.

Também fará parte da programação debates sobre violência contra o povo negro e a mulher negra no imaginário coletivo, além de sessões especiais para estudantes. Durante o evento será oferecida uma oficina gratuita de Preparação de Atores para TV e Cinema, com a atriz Tânia Toko. O curso resultará na produção de um curta a ser exibido na noite de encerramento do evento.

 

SERVIÇO:
O que: Mostra BAFF no MUNCAB
Quando: 14 a 18 de junho
Onde: Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB)
Rua do Tesouro (atrás da Igreja da Ajuda), Centro Histórico
Quanto: Gratuito
Programação: baff-bahiaafrofilmfestival.com

 

 

Extraído do portal de notícias G1 / Bahia
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/06/mostra-de-cinema-com-tematica-afro-estreia-dia-14-de-junho-entrada-gratis.html