Breaking News

Mukuiu a todos os irmãos do Candomblé!

Como uma boa filha da Nação Angola, não poderia iniciar essa coluna sem falar de nosso patrono Tempo.

Nas nações Bantu (Angola e Congo), chamamos Kindembu ou Kitembo. No Brasil é o Nkisi Tempo, ligado às transformações. A cronologia, Pai das estações do ano. Esse Nkisi guia seus seguidores através de sua bandeira, para que os mesmos não se percam de sua casa e de suas missões e possam sempre ser unidos ao seu líder, pois sua bandeira pode ser observada de longe, pelo seu mastro altaneiro. Todas as casas de Angola possuem uma bandeira branca suspensa, chamada de bandeira de Tempo, Nkisi que se veste de branco e de palha.

Em algumas nações é reverenciado como Iroko (Ketu), Loko (Jeje) e há também outras que não praticam a feitura de Tempo e se faz Jagun ou Obaluaê.

Tempo não tem casa, brinca na chuva, arde e brilha no Sol, vive no clarão da Lua, dorme na brisa, no sereno, brinca de confundir e enganar. Tempo dos ventos, das ventanias e tempestades (Matamba/Inhansã), que com sua bandeira branca, harmoniza e traz a paz, pois foi o primeiro filho de Oxalá e portanto um dos mais velhos Nkisis.

Patrono da Nação Angola, é enérgico com seus filhos e cobra o cumprimento de seus ritos e missões.

Na Nigéria, Tempo é cultuado aos pés de uma árvore de nome Irôko. No Brasil por apresentar as mesmas características dessa árvore, raízes fortes e profundas, a Gameleira branca substituiu o Irôko. As árvores tem papel fundamental no culto de Angola e muitas vezes não damos conta da importância desse ser divino em nossas vidas e nem percebemos a presença de Tempo nelas. O mesmo acontece quando nos deslocamos de um lugar para outro e não percebemos que somos agraciados pela presença de Tempo.

O ser humano atualmente não atenta para essa presença divina. Na terra que pisamos está Omolú, na água que bebemos e nos banhamos, estão Oxum e Iemanjá e nas árvores que estão nos nossos caminhos está Tempo.

Sua saudação: ELA TEMPO, ELA MANO.

Zara Tempo (Glória a Tempo, Salve Tempo)

Para entrar em contato com Odobi Torogiman d´Ogun, ligue para o telefone 21 3242-0287.

 

Mukuiu.

About The Author

Sou Odobitorogiman, Nação de Angola, Raiz de Berú, filha de Tata Tambalajô, neta de Tata Untalangê, bisneta de Tata Rufino de Berú, tataraneta de Tata Miguel Arcanjo.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *