Breaking News

Museu Afro Brasil promove exposição ‘O Negro no Futebol Brasileiro’

museuafrobrasil em 11 de junho de 2014 às 11:34

 

Rede_Catraca_CatracaLivre111019No ano em que comemora seus dez anos, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura do Estado, apresenta a exposição “O Negro no Futebol Brasileiro – A arte e os artistas (Homenagem a Mário Filho)”.  Com entrada Catraca Livre, a mostra fica em cartaz de 14 de junho a 10 de agosto.

A mostra destaca a presença de jogadores negros na história do futebol no Brasil, país-sede da Copa, e sua importância na construção da identidade nacional. Reconhece-se a importância e a força desse fenômeno social, fartamente documentado pela imprensa.

Durante a realização da Copa no Brasil, o Museu Afro Brasil homenageará marcantes jogadores do passado, cujas biografias dialogarão com diversas linguagens artísticas, como a música, o cinema e as artes visuais. Entre os homenageados, o célebre Arthur Friedenreich, autor do gol do primeiro título do nosso escrete, no Sul-Americano de 1919; Pelé, o Rei do Futebol; e outros heróis das cinco conquistas mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Canhoteiro_-_Miecio_Caffe_catracalivre-405x600
divulgação

Na exposição de longa duração, o Museu Afro Brasil já celebra a memória de craques afrodescendentes, que fizeram história na Seleção Brasileira e nos mundiais: Pelé, Garrincha, Didi, Djalma Santos, Barbosa, Zizinho e Jairzinho, representados em fotografias, gravuras e esculturas.

A exposição homenageará ainda o jornalista e escritor Mário Filho (1908-1966), autor do clássico “O Negro no Futebol Brasileiro” e grande impulsionador da imprensa esportiva do Rio de Janeiro. Incorporam-se à cenografia as fotos e caricaturas de jogadores e instalações temáticas como a “Stadium”, de autoria do artista plástico Aston, nascido no Benin (esta obra integrará o acervo permanente do museu).

Outro destaque da mostra fica por conta das máscaras votivas, de temáticas futebolísticas, baseadas nos rituais geledés, realizadas pelo também artista beninense Kifouli.

 

SERVIÇO

O QUE

“O Negro no Futebol Brasileiro – A arte e os artistas (Homenagem a Mário Filho)”

QUANDO:

  • de 14 a 14/06
  • Sábados das 13:00 às 17:00
  • de 15/06 a 10/08
  • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 17:00

Adicionar à minha agenda do Google

QUANTO

Catraca Livre

ONDE

Museu Afro Brasil 
http://www.museuafrobrasil.org.br

Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – portão 10 – Sul
Parque do Ibirapuera – Sul
São Paulo
(11) 3320-8900

VER NO MAPA

OBSERVAÇÃO

MUITO IMPORTANTE – Toda última quinta-feira do mês, o Museu tem horário estendido e funciona até as 21h.

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário museuafrobrasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Extraído do Site Catraca Livre

https://catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/museu-afro-brasil-promove-exposicao-o-negro-no-futebol-brasileiro/

 

3482689654536629839

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *