Breaking News

Museus de Laranjeiras realizam exposições fotográficas

Mostras são alusivas à Semana Nacional dos Museus.

 

 

Por G1 SE, Aracaju

18/05/2017 18h14  Atualizado 18/05/2017 18h14

Exposição do Museu de Arte Sacra de Sergipe (Foto: Divulgação/ASN)

Berço cultural de Sergipe, o município de Laranjeiras está participando da 15ª Semana Nacional dos Museus, através dos Museus de Arte Sacra e Afro-Brasileiro de Sergipe. As atividades, que iniciaram no dia 13 e seguem até o dia 21 com exposições e visitações aos espaços, seguem o tema desta edição “Dizer o indizível em museus”.

O Museu de Arte Sacra de Sergipe lançou a exposição ‘Dança de Roda’, que é composta por 28 imagens de diversos fotógrafos. As fotos retratam a principal manifestação cultural da comunidade quilombola situada no povoado Sítio Alto, em Simão Dias.

Segundo a diretora do museu, Maria Adelaide, as visitações aumentaram na semana dos museus. “No dia 13, tivemos uma apresentação do grupo de dança de roda de Simão Dias junto à exposição criada por eles e, ao longo da semana, estamos recebendo diversas escolas que vêm pesquisar sobre a arte sacra do nosso estado”, afirmou.

No Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, a exposição “O Corredor Silencioso das Pérolas Negras” retrata diversas imagens de personalidades negras do município de Laranjeiras como João Sapateiro, Mestre Deca, Severo Darcelino, entre outros.

Semana Nacional dos Museus

A 15ª Semana Nacional dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e em Sergipe tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e prefeituras municipais. As atividades programadas pelos museus incluem exposições, visitas guiadas, apresentações culturais, palestras e mostra de filmes.

A programação da Semana segue nesta quinta, 18, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, com uma roda de cordel com Alda Cruz e convidados. No dia 19 haverá a abertura da exposição (Re)Olhar com uma apresentação do espetáculo teatral “Anjo Negro”, da Cia Eitcha de Teatro.

*Com informações da ASN.

 

Extraído do portal de notícias G1 / Sergipe
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/museus-de-laranjeiras-realizam-exposicoes-fotograficas.ghtml

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *