Breaking News

MÚSICA: Xenia França antecipa single de primeiro disco solo

 

Natura apresenta a música inédita ‘Pra Que Me Chamas?’

 

Por: PAOLA SEVERO | 17/09/2017 18:15:54

 

 

Xenia França

Com produção de Pipo Pigoraro, Lourenço Rebetez e co-produção da própria cantora, a faixa ‘Pra Que Me Chamas?’, composta por Xenia França e Lucas Cirillo, integra o primeiro álbum da carreira solo da artista, previsto para ser lançado em todas as plataformas digitais no dia 29 de setembro.

Navegando entre os ritmos cubanos e baianos, ambos influenciados pela cultura yorubá, o trabalho traz elementos eletrônicos somados à força de instrumentos como o Batá, tambor sagrado da Santeira Cubana, além do Rum, Rumpi e Lé, todos utilizados no Candomblé. “A estética dessa composição vem com uma nova roupagem para a herança musical deixada pelos meus ancestrais”, ressalta a cantora.

Ainda envolvida por essa atmosfera, a faixa aborda questões relacionadas à apropriação cultural, onde os símbolos da população negra são adotados sem o devido fundamento, reflexão, valores e significados, por um grupo culturalmente oposto e dominante.

O refrão “Porque tu me chamas se não me conhece?” concretiza todo o conceito da música. A frase é uma tradução para “Pa que tu me llamas si tu no me conoces?”, oríkì muito usado em Cuba e que faz referência ao orixá Eleguá, equivalente ao Exú no candomblé brasileiro.  

Gravado no RedBull Station, Carbono, El Rocha e Caso Raro, estúdios localizados em São Paulo, a track foi mixada por Russell Elevado (Dragon Mix Studios – NY) e masterizada por Dave Darlington (Bass Hits Studios – NY).

O projeto foi selecionado pelo edital Natura Musical 2016 com apoio da Lei Rouanet. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade da produção contemporânea e a identidade da música brasileira”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2005, a plataforma já patrocinou mais de 330 projetos de artistas em diferentes estágios de carreira, querepresentam essa música brasileira pulsante, diversa e apresentam novas expressões e linguagens, assim como o novo trabalho de Xenia França”, complementa.

 

Extraído do site Gaz, do Grupo Gazeta do Sul / Santa Cruz – RS
http://gaz.com.br/conteudos/variedades/2017/09/17/103240-xenia_franca_antecipa_single_de_primeiro_disco_solo.html.php

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *