Breaking News

Nilópolis fará o tombamento de um terreiro

terreiro

O Prefeito Alessandro Calazans participou, no último dia 24, de um encontro do projeto Terreiros em Ação organizado pela Ong Ciafro, O objetivo foi discutir projetos em benefício aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.

Segundo a coordenadora da Ong Ciafro, Ignez Teixeira, enquanto ela esteve a frente da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial foi realizado um mapeamento de terreiros do município, entre os 60 identificados, apenas cinco eram legalizados e todos eles pagam IPTU.

“A isenção de IPTU para qualquer entidade religiosa já existe, é uma lei nacional, mas percebi que as casas de matriz africana desconheciam esse direito. Esse primeiro encontro é um grande passo, ainda mais com o apoio do prefeito Alessandro Calazans. É bom ver que esse elo está sendo criado, assim teremos mais força para lutar por nossos direitos, que ficaram esquecidos. Legalização dos terreiros, isenção do IPTU são só as primeiras ações”, ressaltou Ignez Teixeira.

Para o prefeito Alessandro Calazans, é um prazer e dever atender a demanda coletiva de todas as classes, religiões, etnias. O prefeito também garantiu o tombamento de um terreiro localizado em Nilópolis com mais de 100 anos de fundação.

“A maioria dos terreiros não são legalizados, logo perdem benefícios que teriam direito como verbas para investimento em ação social, cultura, e outras coisas. Vamos auxiliar nesta parte, possibilitando a isenção de cobrança de impostos como garante a Lei. Essa demanda é válida, merece atenção e para mim é um prazer ajudar”, disse Alessandro Calazans.

 

Nota da Redação: Ignez Teixeira é Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Nilópolis e pré-candidata a vereadora por esse município pelo Partido Verde. É Iyalorixá do Ilé Asé de Ogunjá, localizado em Nilópolis.

Extraído do portal de notícias da Prefeitura Municipal de Nilópolis – Nilópolis online / Nilópolis-RJ
http://www.nilopolisonline.com/2016/07/nilopolis-fara-o-tombamento-de-um.html#.V5uZkcYfEkw.facebook

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *