Breaking News

NKELÉ

 

images (15)Colocado no Muzenza (iniciado) durante as obrigações de iniciação (Yawô);  como em outras Nações, a Nação de Angola usa no pescoço e bem rente a ele, uma Nkelé feito com missangas nas cores de seu santo. Mitologicamente falando, a nação de Angola, trouxe o uso do Nkelé e passando para as outras nações.

O Nkelé representa o elo, o casamento perfeito do iniciado com seu Nkisi, estando sujeito a ele a partir desse momento. Cada nação determina o tempo de seu uso, podendo ser quatorze, vinte e um ou no nosso caso três meses.

Nesse período, o Yawô, passaria recluso em sua Roça aprendendo fundamentos relacionados aos Nkisis e ao Barracão, usufruindo desse tempo precioso.  Mas, como nos dias de hoje as pessoas tem a necessidade de trabalhar, compromissos com suas casas e filhos, nós zeladores, precisamos liberá-los para seus afazeres e nos vemos “obrigados” a tirar as “Kisilas”.

Com todo esse tempo atribulado em que vivemos, os Yawôs deverão continuar com seus preceitos, orôs, rezas, banhos, comendo em suas decisas (esteiras) com sua dilonga e seu dilongá, usando branco. Um resguardo bem feito dá a certeza que o Nkisi corresponderá aos seus filhos.

Por ficarem muito tempo ausentes, creio ser um dos principais motivos dos iniciados não criarem amor, elo, raízes, com seus Nkisis e Barracão, pois se perdem no tempo fora de seus Santuários. E mais, perdendo a essência da religião, de seus ensinamentos.

Após esse período, seu Zelador, fará a obrigação de queda do Nkelé e o Nkisi poderá soltar a Kuzuela (Ilá).

Lembrando “que um bom Yawô será um futuro bom Zelador”, por sua vez, a maioria dos iniciados esquecerá que um dia esteve com a “Joia Sagrada” em seu pescoço. O Bom Zelador não esquecerá nunca.

 

Mukuiu meus Guerreiros!

About The Author

Sou Odobitorogiman, Nação de Angola, Raiz de Berú, filha de Tata Tambalajô, neta de Tata Untalangê, bisneta de Tata Rufino de Berú, tataraneta de Tata Miguel Arcanjo.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *