Breaking News

No RN, fotodocumentário revela atuação de mulheres no candomblé

Exposição acontece de 7 a 10 de dezembro em Pipa e no dia 9 em Natal.
Por um ano, a estudante fotografou mulheres de uma casa de candomblé.

Do G1 RN

05/12/2016 18h01 – Atualizado em 05/12/2016 18h01

 

 Exposição acontece em Pipa e Natal (Foto: Vanessa Arruda)
Exposição acontece em Pipa e Natal (Foto: Vanessa Arruda)

A exposição fotográfica “Elas de Axé”, que documenta o comportamento e a atuação das mulheres no terreiro de candomblé Ilê Olorum, em Parnamirim, começa nesta quarta-feira (7) em Pipa. As fotos serão expostas no Festival Literário Alternativo de Praia da Pipa (FlipAut!), de 7 a 10 de dezembro, e também em Natal, no Mahalila Café & Livros, nesta sexta-feira (9), a partir das 18h.

Foi observando e participando da casa da ialorixá Isa de Nanã que a estudante Vanessa Arruda, autora do fotodocumentário, tentou capturar o que torna o candomblé um espaço singular para as mulheres. “A identidade da mulher candomblecista é fruto da compreensão e do reconhecimento histórico e social dessas mulheres como algo legítimo. Elas que são de axé têm seu espaço garantido e respeitado no candomblé e defendem que isso se estenda à todas as mulheres, independente da religião”, destaca Vanessa.

Das mais de três mil fotos tiradas nos últimos dois anos, 206 foram escolhidas para compor um livro, disponível na internet. O projeto, desenvolvido como trabalho de conclusão para o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi orientado pelo fotógrafo e professor Itamar Nobre.
Elas de Axé – exposição fotográfica

Praia da Pipa
Festival Literário Alternativo (FlipAut!)
Onde: Maya Art & Café – Vila Mangueira (Av. Baía dos Golfinhos)
Quando: 7 a 10/12 | a partir das 17h
Valor: Gratuito

Natal
Onde: Mahalila Café & Livros (R. Drª Nívia Madruga – Potilândia)
Quando: 9/12 | a partir das 18h
Valor: Gratuito

Fotodocumentário reúne 206 fotos (Foto: Vanessa Arruda)
Fotodocumentário reúne 206 fotos (Foto: Vanessa Arruda)

 

Extraído do portal de notícias G1 / Natal – RN
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2016/12/no-rn-fotodocumentario-revela-atuacao-de-mulheres-no-candomble.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *