Breaking News

O astral da semana é de Odé Danadana

Por: Pai Paulo de Oxalá em 27/07/15 05:03

 

 

odedananada.-jpgRegência da Semana: DANADANA 27/07/2015

O poderoso caçador, companheiro e irmão de Exu, te deixará ágil e jovial. Ajudara no amor e viagens. Seja discreto no trabalho e não se envolva em fofocas.

Simbologia:

Danadana é representado pela Làbà (que é uma bolsa de couro). Seu dia de culto e de maior vibração é a quinta-feira, que é bom para magias para atrair prosperidade.

Oferenda:

Àbàrá: massa de feijão fradinho, envolvida em pedaços de folha de bananeira.

Cores:

Azul e verde que simbolizam juventude e atraem prazer.

Características do Orixá:

Danadana é uma das denominações de Odé ou Òsóòsí (o Orixá caçador). Para os yorubás Danadana é um caçador companheiro de Èsù (o senhor dos caminhos) e de Oyá Bagan. Ele usa o Ìrùesin (cetro feito de pêlos da cauda de touro com o qual espanta os invasores na floresta).

Protegido por Oxóssi:

O ator Rafael Cardoso é jovial como Danadana. Rafael estreou em 2008, na novela Beleza Pura. Atualmente Rafael interpreta o Conde Felipe em “Além do Tempo”. Para prosperidade, banhe-se com akoko!

Exemplo de Vitória:

Baiana de Jequié e filha de Mãe Iza de Oxalá (uma baiana que vendia acarajé na década de 60), Aparecida Nunes é uma autêntica filha de Oxum. Iniciada pelo Babalorixá Vavá de Yansã conhecido como “Vavá coice de burro” (fama obtida pelos seus feitiços infalíveis), Cida da Oxum conserva a essência de uma família oriunda de escravos yorubás. “É possível à religião de Orixá acompanhar a modernização sem perder as nossas tradições!”. Enfatiza Ìyá Cida. Axé!

Axés & Magias:

Os filhos de Danadana são simpáticos e enérgicos. As energias deste poderoso caçador ajudarão nesta semana em conquistas e romances. No trabalho, o momento é favorável à criatividade, por isso use os seus dons em projetos que lhe ajudem a atingir seus objetivos. No amor, Danadana vai potencializar o seu lado romântico e seu poder de atração. Então, aproveite a sensualidade e tome a iniciativa para realizar momentos especiais com o seu amor. Agora atenção! Danadana é um Orixá dinâmico, portanto, previna-se contra o cansaço, cuide do seu sono e vá com calma com festas, comemorações e outras badalações!

Para resolver rápido um problema:

Em uma quinta-feira pela manhã, vá na entrada de uma mata levando um punhado de milho e um de feijão fradinho. Passe tudo pelo corpo deixando cair no chão e fazendo os seus pedidos a Danadana. Em casa tome banho com desata-nó, saião, bredo e se vista de branco ou azul.

Assista nossos vídeos: http://www.youtube.com/paipaulodeoxala

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/paulo.deoxala

Site com novidades sobre a cultura afro: http://paulodeoxala.jimdo.com

Dicas Culturais:

Rádio Globo:

Todas as segundas-feiras às 14h no Programa David da Tarde com David Rangel, você curte o Astral da Semana. Um papo alegre e descontraído, onde um grupo de especialistas orientam os ouvintes sobre a regência e vibrações da semana de acordo com sua área de domínio. Na Numerologia quem comanda é Muriel Portugal, no Tarot Adriana Kastrup, Na Cabala Shumel Lemle, nos Búzios Paulo de Oxalá e na Astrologia Leiloca Neves. Então, todas as segundas, não percam as dicas do Astral da Semana na Rádio Globo em 98,1FM e 1220AM ou nos canais Sound da sua TV por assinatura. Acesse: www.radioglobo.com.br.

Programa CBN Rio, com Octavio Guedes e Lilian Ribeiro, de seg a sáb, de 9h30 às 12h. Rádio CBN em 92,5 FM e 860 AM. Acesse: cbn.globoradio.globo.com

Cursos e Oficinas:

Curso de Idioma Kimbundu e Tradição Banto com Walter Nkosi. Rua Honório 83, Todos os Santos/RJ. Contato pelo e-mail: walternkosi@ig.com.br

Curso Grátis de Toques de Atabaques no Ilê Omolu e Oxum da Iyalorixá Meninazinha da Oxum. Rua General Olímpio da Fonseca 380, São Mateus, São João de Meriti/RJ. Contatos: ileomolueoxum.blogspot.com.

Cursos e Oficinas Gratuitos no Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial de Guarulhos, Av. Dr. Timóteo Penteado, n.4114 (Vila Galvão/SP).

Grupo Folclore Afoxé Brasil, cânticos apresentados pelo Grupo Egbalê. Contatos: pejigan@gmail.com ou afoxebrasilcultura@gmail.com

Revista Agen Afro com Pai Yango de Obaluaiyê, tudo sobre festas e eventos. Acesse: www.agenafro.yoruba.com.br

Programas Afro:

Acesse: http://radioseteflechas.listen2myradio.com/ ou https://twitter.com/#!/radio7linhas.

Acesse: www.raizesdeumbanda.com – tudo sobre a musicalidade umbandista.

Acesse: www.radiomamaafrica.com. Tudo sobre música e Cultura Afro-brasileira. Direção de Bianca Mello.

Programa Melodias de Terreiro de Átila Nunes, de 2ª a sábado, das 23h às 0:0h, na Rádio Metropolitana AM 1090. Ouça também em: http://www.radiomelodiasdeterreiro.com.br

Programa No Templo dos Orixás do Pai Wellington de Omolu aos sábados e domingos às 00:00h no Canal 14 da Net.

Mistérios e Vendavais de Yansã de Oyá Ibero e Janine Damas, todas às segundas-feiras, às 23h, na Rádio Tropical 830AM.

Os Odús e os Voduns do Candomblé, Momentos com Odé Kileuy, às quintas-feiras, às 22h, na Rádio Tropical Solimões 830 AM.

Orí com Márcio de Jàgún, todos os sábados às 14:30h, no Canal 6 Net (TV Comunitária RJ.). Acesse: www.ori.net.br

Programa de Anderson de Oxaguian, os domingos, às 20h, na Rádio Metropolitana 1090AM.

Programa No Reino de Obá Kossô do Doté Heraldo de Xangô. Acesse: www.youtube. Com.br/canal kwe L’ossu.

Festividades:

Festa de Leba no Kwe Ceja Inesin, dia 30/07, às 22h. Rua Soldado Cristovão Garcia, L 8, Q 20, Inhoaíba, campo Grande/RJ.

Candomblé de Azonsú da Dofona Suely Azonsì, dia 02/08 às 14h. Rua Restinga, Travessa 4, N.199, Km38,5 da Av. Brasil, Santíssimo/RJ.

Domingo Afro da Liga Rio Afro, dia 16/08 às 14h. Rua Francisco Barbosa 2, Madureira/RJ.

Cantinho do Internauta:

E-mail de Lia Teles: para acabar com brigas, jogue na casa, água de camomila com água de arroz.

SIMPATIA DA SEMANA: PARA SAIR DE DIFICULDADES

Em tempos de crises e dificuldades financeiras, pegue uma bola de algodão, rode por sua cabeça no sentido horário, coloque-a num saco plástico preto e jogue numa lixeira bem longe de sua casa. Faça com fé e xô dificuldades financeiras!

Aprenda encantamentos de Odús, Ebós e Magias com as Apostilas de Pai Paulo de Oxalá. Contatos: Ligue para (21) 2556.9009 ou 2557.2139 ou envie seu e-mail para: paulodeoxalá@uol.com.br

 

Extraído da coluna Religião e Fé, do Babalorixá Paulo de Oxalá, do Jornal Extra / Rio de Janeiro – RJ
http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/pai-paulo-de-oxala/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *