Breaking News

O astral de Oxossi e a vitalidade de Ney Matogrosso

Por: Pai Paulo de Oxalá em 01/08/16 05:02

O Arqueiro e Caçador dos Orixás te deixará inovador e festeiro. Ajudará nos esportes e diversão. Cuide da sua alimentação e beba mais água.

SIMBOLOGIA:

Oxossi é representado pelo Òfà (arco e flecha). Dia: quinta-feira, bom para divulgações.

OFERENDA:

Asoso elédè: milho com carne de porco.

CORES:

Azul e verde-claro que simbolizam soberania e atraem fartura.

CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ:

Guardião das matas e Senhor dos caçadores dança ao som do Àgèrè (Aguerê) agitando o Ìrùesin, um cetro feito da cauda de touros ou cavalos que na Nigéria é símbolo de realeza. É o Òrìsà responsável pelo alimento do Égbé (de toda a sociedade). Saudação: “Oke Aro!”.

AXÉS & MAGIAS:

As energias do Arqueiro ajudarão a restabelecer contatos importantes para seu trabalho. No amor, seu espirito aventureiro trará novidades. Se puder, tires férias e curta uma viagem com seu amor.

Para uma pessoa voltar:

Escreva o nome da pessoa e coloque num prato de papelão. Por cima coloque feijão fradinho misturado com milho vermelho e rapadura ralada. Depois, arrie tudo na entrada da mata. Aprenda encantamentos de Odús, Ebós e Magias com as Apostilas de Pai Paulo de Oxalá

Ney Matogrosso, um protegido por Oxossi

Quando tinha de 7 para 8 anos, Ney morava no Bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. Num certo dia, uma vizinha que era espírita lhe disse: “Ney, um dia desse eu estava observando você e vi um índio lhe acompanhando. Ele era forte e estava todo vestido de penas verdes e brancas”. A partir daí foi que Ney, que é sul matogrossense e bisneto de índio, percebeu sua ligação com Oxossi, o Orixá das matas, o arqueiro dos Orixás. Ousado no palco, mas bem reservado pessoalmente, Ney nos disse que nunca tinha divulgado essa história e que, em todo o seu trabalho, a única vez que ele cantou exaltando Oxossi foi em 2007, no show Inclassificáveis, com a música ‘Cavaleiro de Aruanda’ do compositor argentino Tony Osanah. Essa canção já havia sido gravada em 1972 pelo cantor Ronnie Von e em 2006, pela cantora Rita Beneditto no CD Tecnomacumba. Para os especialistas em música, ‘Cavaleiro de Aruanda’ foi um dos momentos mais fortes do show Inclassificáveis.

Oxossi é um Orixá de muita energia e movimento. Isso é o que não falta em Ney. Desde 1973 quando estreou sua carreira como cantor nos Secos & Molhados, Ney também atuou como ator, coreógrafo, iluminador e diretor teatral. Mas, em se tratando de exercícios físicos engana-se quem pensa que o ágil artista dos palcos sempre se exercitou. Ele só começou a se exercitar após os 50 anos devido à reação que teve ao olhar um senhor que aparentava ter uns 80 anos, vestido apenas de sunga de praia, tênis e em plena forma física. “Era um dia de sol escaldante aqui na praia do Leblon e eu vi aquele homem que, apesar da pele enrugada, exibia em sua tez, músculos. Disse para mim mesmo: Eu quero ficar assim e vou me exercitar até o fim”.

Completando hoje, 1º de agosto, 75 anos, Ney pratica exercícios físicos com seu personal trainer, desfruta de ótima forma física e continua rodando o Brasil com a turnê do show ‘Atento aos Sinais’ que vai até abril de 2017. Axé!

Assista nossos vídeos: http://www.youtube.com/paipaulodeoxala

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/paulo.deoxala

Site com novidades sobre a cultura afro: http://paulodeoxala.jimdo.com

Revista Agen Afro com Pai Yango de Obaluaiyê, tudo sobre festas e eventos. Acesse: www.agenafro.yoruba.com.br

Portal de mídia afro Awùre. Um veículo de comunicação focado nas religiões, na cultura afro-brasileira e atualidades. Direção: Sérgio Carvalho. Acesse: www.awure.jor.br e-mail: jornalawure@gmail.com

DICAS CULTURAIS:

Homenagem ao Malandro Zé da Tenda Espírita Caboclo Mata Virgem, dia 06/08 às 15h. Rua Gregório Santana 912, Ilha de Piabeta, Magé/RJ.

Obrigação de 7 anos de Rodrigo de Olisasi e Confirmação de Ogan de Cleber se Azansu do Hunkpame Danmifidó do Hungbono Dado Olisasi, dia 07/08, às 10h. Rua Restinga Q23, L 27, Campo Grande/RJ.

Olubajé e Comemoração dos 40 anos do Ilê Axê Omolu e Oxalá do Babalorixá Renato de Oxaguian, dia 07/08 às 11h. Rua Guilherme 407, Praça Seca, Jacarepaguá/RJ.

CANTINHO DO INTERNAUTA:

E-mail de Dora Lucas: contra traição, pegue uma fita branca, escreva o nome dele e amarre num bambuzal.

SIMPATIA PARA AFASTAR TRISTEZA

Se o astral esta chato, pegue um galho de salsa e segure-o mentalizando seus pedidos. Depois, coloque o galho de salsa num saco preto, e jogue-o numa lixeira bem longe da sua casa. Faça com fé e xô baixo astral!

Aprenda encantamentos de Odús, Ebós e Magias com as Apostilas de Pai Paulo de Oxalá. Contatos: Ligue para (21) 2556.9009 ou 2557.2139 ou envie seu e-mail para: paulodeoxala@uol.com.br

 

Extraído da coluna Religião & Fé, do Babalorixá Paulo de Oxalá, colunista do Jornal Extra / Rio de Janeiro – RJ
http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/pai-paulo-de-oxala/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *