Breaking News

O que é na verdade CORPO SUJO?

Angela de Nanã: primeiramente gostaria de parabenizar vcs por esta página.
tenho uma dúvida que me acompanha desde a minha feitura que nenhum MAIS VELHO consegue me tirar.
o que na verdade é CORPO SUJO? o sexo  deve ser feito 3 dias antes de vc abrir seu jogo? quando depois do sexo vc pode acender seu santo? quando tempo depois do sexo vc retorna a ficar de corpo limpo?
as pessoas me perguntam sobre isso e não sei responder…
desde já agradeço.

Tomeje: Angela de Nanã, seja bem vinda ao Jornal Awure. A questão “corpo sujo” está ligada aos dogmas da Umbanda, que tradicionalmente tem em seus ensinamentos e fundamentos religiosos os conceitos judaicos cristãos, onde o sexo é visto como coisa impura. No nosso entendimento, o sexo é parte necessária da vida humana e não temos o conceito de pecado, por isso não temos o entendimento de corpo sujo. Mas isso não quer dizer que possamos realizar cerimonias ou mesmo jogar depois de ter relações sexuais, devemos preservar nossa ENERGIA para as cerimonias, isso é bem diferente de “corpo sujo”. Precisamos estar inteiros e íntegros numa cerimonia, seja qual for, e o sexo consome muita energia e isso com certeza influencia no nosso contato com os Deuses. Mas é só isso. Não há necessidade de resguardo de três dias. Imagina a situação de um Zelador/a que tem muitos filhos e atende seus filhos com frequência. Ele teria que virar uma pessoa assexuada? Não ter vida pessoal? Não é bem isso que o Orixa deseja de nós. Angela devemos sempre procurar diferenciar o que é realidade do que é invenção e lenda urbana. Me ocorreu agora que a palavra (a fala) é um interdito muito maior, e ela sim poderia deixar nosso corpo impróprio (corpo sujo). Falar algo que seja mentira, que ofenda, que traga prejuízo e/o desalento a alguém é um interdito que muitos não cumprem. Comer algo que seja impróprio a vc e/ou seu Orixá. Não respeitar os mais velhos e negligenciar as crianças. Isso é impróprio e talvez seja uma forma de sujar nosso corpo, não o físico, mas o espiritual e isso é mais grave. Axé, espero ter ajudado. Tomeje.

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Ilé Asé Omin Oiyn, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Hoje, é editor do Jornal Awùre. Diretor Financeiro da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. Colabora com a assessoria de comunicação do PPLE - Partido Popular da Liberdade de Expressão Afro-Brasileira. É sócio diretor na agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *