Breaking News

O Talento de Ògúntúndéléwa

October 24, 2017

Paulo de Oxalá

O alagoano Mario Ferreira é desde criança encantado pela música e pela cultura afro.

Aos 18 anos foi iniciado no Candomblé pelo Babalorixá José Roberto de Ọ̀sun, mas completou suas obrigações religiosas com o Babalorixá Altair T’Ògún, que deu-lhe o título de Ògúntúndéléwa (Ògún retornou para casa).

 

Com Pai T’Ògún aprendeu yorùbá (língua de origem nigeriana, usada na comunicação do Candomblé Kétu). Com o aprendizado do idioma yorùbá, Ògúntúndéléwa passou a interpretar os cânticos para os Orixás, e por sugestão de um amigo, chamado Hunvá, decidiu fazer uma versão em yorùbá da canção gospel lançada em 2008 por Régis Danase, ‘Faz Um Milagre em Mim’. Em 2009, esta canção atingiu recorde de execuções, tornando-se um hit popular em todo o país. Ela foi regravada por vários grupos musicais, como Pique Novo, e cantores, como Gusttavo Lima. A cantora evangélica Aline Barros e o Padre Marcelo Rossi também cantaram a canção.

 

Ainda no ano de 2009, Ògúntúndéléwa foi convidado a cantar sua versão na 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana.  A apresentação foi um sucesso e lhe rendeu um convite feito pelo Babalorixá Jair de Ògún para cantar em um evento na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

 

Ògúntúndéléwa diz que uma de suas propostas musicais é transformar louvores gospel na língua dos Orixás, demonstrando assim respeito por evangélicos e católicos. “A vida é curta demais para se ocupar com diferenças e preconceito. A música unifica os povos, por isso desejo promover a paz através da canção!”

 

Canção: Faz Um Milagre Em Mim

De: Regis Danese

Como Zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder

Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de Ti o pai

Sou pequeno demais
Me dá a Tua paz
Largo tudo pra Te seguir

 

Refrão: Entra na minha casa, entra na minha vida
Mexe com minha estrutura, sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim!

 

 

Versão na língua yorùbá da canção: Faz Um Milagre em Mim

Por: Mario Ferreira – Bàbá Ògúntúndéléwa

Título: Sé isé-amí tikalami

 

Bási òòsà èmi fé gókè

Sókèsókè nón ki  èmi lé

Òkúrú sí ojú, ojú sí ènyin

Npè rè àfiyèsí fún mi

 

Èmi lè ti ènyin Olúwa

Èmi lè ti ènyin Bàbá

Kékéré rè kéré

Fún mi àlàáfíá

Sé gbogbo sí lówó-ehin

 

Kósínú ilé mí, kósínú ayé mi

Sodi pèlú mi ènìòn, wòsàn won gbogbo ogbé

Èkó fún mi ní Òrìṣà, èmi fé ìfé ènyin

Olódùmare ní dára fírí mi

Sé isé-amí tikalami

 

Lààyè orin! (Viva a música!)

 

Axé!

 

Extraído do blog do Babalorixá e colunista do Jornal Extra, Paulo de Oxalá
https://www.paulodeoxala.com.br/single-post/2017/10/24/O-Talento-de-%C3%92g%C3%BAnt%C3%BAnd%C3%A9l%C3%A9wa

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *