Breaking News

Obras “Orixás” e “DEZformas” estão em exposição até o final deste mês em Santa Maria

Elas estão disponíveis na Sala Monet Plaza Arte e no Museu de Arte de Santa Maria (Masm)

 

Foto: Charles Guerra / Newco SM

Os admiradores de arte têm até o fim do mês para conferir algumas exposições de arte que estão montadas em Santa Maria. A Sala Monet Plaza Arte, está abrigando até 30 de junho, Orixás: Totem de Poder (foto). A exposição busca divulgar e promover a cultura afro-brasileira, por meio do batuque do Rio Grande do Sul, com seus orixás e toda a simbologia que carregam, mostrando seus signos, significados, elementos, cores e formas. A mostra conta com 12 peças representando divindades assinadas por 12 artistas visuais, cada um deles utilizando linguagens próprias, diferentes materiais, percepções e elementos da cultura africana.

Os artistas e divindades representadas são: Rogério Lima (Bará), Helena Macedo (Ogum), Cristiane Ziegler (Xangô), Círia Moro (Obá), Jane Z (Oiá), Marcia Tomasi Vendrusculo (Ossâe), Cirlene Ereno (Xapanã), Debora Irion (Odé), Deniyàmi (Otim), Elzi Mezzomo (Oxum), Ive Flores (Iemanjá) e Luciano Santos (Oxalá). A curadoria e expografia de Márcio Flores e a realização é do Sesc Santa Maria, com apoio do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e prefeitura e integra a programação da 7ª Aldeia Sesc Imembuy.

Já no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), o Grupo Arte e Design (GAP) promove a mostra coletiva DEZformas. Formado em 2005, o grupo tem compartilhado a construção de práticas híbridas a partir de distintas linguagens artísticas e do design, reunindo percursos individuais que surgem com a pesquisa de cada membro do coletivo.

Participam da exposição 10 artistas integrantes do GAP: Calixto Bento, Camila Zappe, Ceila Bittencourt, Cíntia de Lima, Cristiane Ziegler, Graça Garcia, Mariana Binato, Paulo Vítor Santos, Renato Kuhn e Reinilda Minuzzi. Reinilda também é a responsável pela curadoria e organização da mostra. A visitação de DEZformas pode ser feita até dia 29 de junho, das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h, com entrada gratuita.

SERVIÇO
Orixás: Totem de Poder
Visitação – até 30 de junho
Onde – Sala Monet Plaza Arte (Avenida Fernando Ferrari, nº 1.483)
Horário – Das 10h às 22h (de segunda a sábado), e das 11h às 21h (domingos)
Entrada gratuita

DEZformas
Visitação – até 29 de junho
Onde – Anexo do Masm (Avenida Presidente Vargas, nº 1.400)
Horário – Das 9h ao meio-dia, e das 13h às 16h
Entrada gratuita

 

 

Extraído do site do Jornal Diário de Santa Maria / RS
http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2017/06/obras-orixas-e-dezformas-estao-em-exposicao-ate-o-final-deste-mes-em-santa-maria-9815236.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *