Breaking News

Orações podem ser proibidas na Colômbia

Juiz suspendeu orações nas escolas que eram feitas pelas manhãs

Postado em jun 8, 2016

 

1033070642-oracao

De acordo com o jornal colombiano El Espectador, um juiz ordenou a suspensão das orações da manhã, que são obrigatórias nas escolas e instituições oficiais de Cartagena, uma das maiores cidades colombianas. A decisão foi tomada depois que um cidadão apresentou queixa, dizendo que a liberdade religiosa deve ser respeitada, informou o portal Portas Abertas.

Ele recebeu conselho de um grupo de pesquisadores interdisciplinares de uma universidade local, que vêm tentando derrubar o costume das orações matutinas há anos, não só nas escolas, mas em câmaras municipais e delegacias de polícia.

“Desde 2007, o município de Cartagena vem implementando um requisito legal único, afirmando que as orações da manhã são obrigatórias em todas as instituições oficiais, na tentativa de recuperar os princípios religiosos da cidade. Claro que é algo incomum, não o ato de orar, mas a questão da obrigatoriedade. O que é estranho na queixa do cidadão é justamente querer combater a ação usando um argumento que contraria o princípio constitucional da liberdade de religião”, comenta um dos analistas de perseguição.

Ele diz que o grupo de pesquisa interdisciplinar que está por trás dessa ação legal tem uma agenda secularista. “Fica claro que estão tentando eliminar todas as referências à religião da esfera pública. Deixar de orar pelas manhãs não parece ser a resposta para os imensos problemas sociais que Cartagena vem enfrentando, como por exemplo, o abuso contra as crianças e a perseguição aos cristãos. Seria interessante que, antes de retirar uma ação que busca a ajuda de Deus, eles então dessem uma proposta melhor para combater os crimes atualmente cometidos”, pondera o analista.

Colômbia é o 46º país na atual Classificação da Perseguição Religiosa, sendo uma das três nações do continente americano que se enquadra na condição de país que enfrenta perseguição religiosa. As outras duas são México(40º) e Cuba (63º). Cuba não faz parte dos 50 países, mas já possui uma pontuação elevada. Em suas orações, interceda por essas nações.

 

Extraído do site do Jornal digital JM Notícias / Palmas – TO
http://www.jmnoticia.com.br/2016/06/08/oracoes-podem-ser-proibidas-na-colombia/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *