Breaking News

Orixás em foco

A fotógrafa Andréa Magnoni está convidando pessoas, adeptas do candomblé, para posar para suas lentes. Cada uma representando um dos 18 orixás mais cultuados no país. O resultado será mostrado em um livro, uma exposição e um documentário, dirigido por Bob Nunes. O projeto, batizado de Orí Ayê, foi criado para exaltar a riqueza da ancestralidade africana. “Está faltando material para olhar a religião de maneira mais bonita. Existe muito preconceito e as pessoas acabam se distanciando”, explica Andréa.

RTEmagicC_orixasemfoco.jpg

Tem mais…
Para posar para as fotos, os modelos devem se encaixar em alguns requisitos, como ser iniciado no candomblé, ter o orixá como dono do seu Orí (cabeça) e ser dedicado a sua Casa de Santo. “Vamos garimpando as pessoas aos poucos, por meio de amigos e conhecidos”, diz Andréa. O  ator Everton Machado participa do projeto. Ele já foi fotografado, representando Odé, o orixá caçador.

 

Extraído do site Correio da Bahia

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/telma-alvarenga-tereza-paim-fara-cursos-em-atelie-gastronomico-a-partir-de-agosto/?cHash=dfdbc315c5201bf2a496e1b4c14c3b3d

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *