Breaking News

Os ciganos de Jerusalém

downloadEstou em Jerusalém. Em Tel Aviv aviso no “Mercado das Pulgas”, onde há lojas, antiquários, ateliês de pintores, joalheria e um centro de artesanato na “velha JAFFA”. Aqui há 400 mil habitantes e para minha surpresa, ciganos. É a única tribo de ciganos parada há séculos.

Para cá vieram ciganos após a expulsão feita pelos ingleses no gaipo Sudra, os pobres da Índia. A maioria foi para o Egito, mas um grupo foi para Israel e nunca andou. Os outros caminharam para o mundo e há 17 grupos de ciganos espalhados, mas os de Jerusalém não saíram de lá. Vivem como na Índia.

No “Mercado das Pulgas”, ciganos vendem artesanato hindu. Aqui há tapetes, casacos de couro, brincos da China, bugigangas, talismãs. Sempre me perguntei, antes de fundar a magia cigana, porque Salomé, Sabá, Jacobé, “baixam” no meu templo. Agora descobri o porquê.

Este grupo de sudras amou Jerusalém e não saíram. Andam pelas ruelas de Yaffo à noite. Vivem meios escondidos. Rezam junto à torre do relógio e sobrevivem pobremente. E passaram a cultuar Madalena, Salomé e Jacobé, pois elas eram dançarinas. E essa cidade abriga adeptos de todas as culturas, de todas as religiões e de todas as partes do mundo. Amei Tel Aviv. A arte israelense, vendida na antiga estação de trem é linda. Comprei um tapete e um pôster. Nas ruelas de Yaffo voltei no tempo, aqui tudo é milenar, do começo do mundo.

Fui ver os ciganos. Ainda falam romano e moram em barracas. São maus vestidos, pobres e tem a alma gitana, o dom da magia. Falei com alguns em romano e quase chorei ao vê-los, na sua vida simples, até famintos.

Aí fui andando e cheguei ao muro das lamentações. Rezei na Sinagoga e na Igreja do túmulo de Cristo.

Chorei de novo. Sou cristã e Jerusalém é mística demais. Os mitzvot (as obrigações religiosas) estão na rua. Recebi uma benção. Senti a paz.

Lembrei-me de minha amiga espiritual, cigana Madalena, que trabalha com a minha irmã Ana Lúcia Farelli e comprei para ela amuletos no “Mercado das Pulgas”.

Madalena, espírito de luz da minha casa, junto ao meu Wladimir Húngaro, sempre me ajudaram. Nunca imaginei que havia ciganos em Jerusalém. Mas Yavé é grande, protege a todos, e que ele proteja Israel de maldades, ataques, pois sou carioca, neta de italianos, com uma bisavó austríaca, mas amo os judeus. Tenho muitos clientes judeus e leio a revista Menorah.  Jesus e Maria nasceram aqui, na antiga Nazaré e aqui me senti mais religiosa do que nunca. Arriba!!!

GLOSSÁRIO:

JAFFA – Jafa ou Jaffa (em hebraico: יָפוֹ, Yafo; em árabe: يَافَا, Yāfā; também Japho ou Joppa) é uma antiga cidade portuária de Israel, tida como uma das mais antigas do mundo. A partir de 1950, Jaffa foi incorporada  a Tel Aviv, formando uma única municipalidade e, por esta razão, a cidade israelense leva o nome oficial de Tel Aviv-Yafo.

Mercado das Pulgas – O mercado das pulgas original é o “Marché aux puces” de Saint-Ouen, nos subúrbios do norte de Paris, um grande bazar ao ar livre (um dos quatro existentes em Paris) que recebeu seu nome por causa da venda de vestuário, muitas vezes infestado por pulgas

Sudra – Casta inferior da Índia.

gitana – referente aos ciganos.

mitzvot – Mitzvá (em hebraico: מצווה, “mandamento”; plural, mitzvos ou mitzvot; de צוה, tzavá, “comando”). Dentro do judaísmo, esta palavra se refere aos 613 mandamentos dados na Torá (os primeiros cinco livros da Bíblia Hebraica) e a qualquer lei rabínica em geral. O termo também pode se referir ao cumprimento de uma mitzvá como definido acima.

Sinagoga – é o local de culto da religião judaica, possui como o seu objeto central a Arca da Torá.

Tel Aviv – Tel Aviv-Yafo (em em hebraico: תֵּל־אָבִיב-יָפוֹ; em árabe: تل أبيب, Tēl ʼAbíb) geralmente chamada de Tel Aviv ou Telavive, é a segunda maior cidade de Israel e por vezes referida como capital funcional e reconhecida internacionalmente de Israel com uma população estimada em 2011 em 405.000 habitantes.

Yavé – Na Bíblia, Deus é chamado por vários nomes: ELOHIM (אֱלוֹהִים), que significa “Deus”; ELÔAH (אֱלוֹהַּ), que significa “Deus”; EL (אֵל), que significa “Deus”; ELION (עֶלְיוֹן), que significa “Altíssimo”; SHADAY (שַׁדָּי), que significa “Onipotente”; ADONAY (אֲדוֹנָי), que significa “Senhor” e YAHVEH (יַהְוֶה), que significa “Ele faz existir”. Este último nome, YAHVEH, é o único nome que é realmente o nome próprio de Deus. Os outros nomes são mais títulos do que nomes propriamente. Este nome é derivado da forma causativa do verbo hebraico HAVAH (הָוָה), que significa “ser”, ou “existir”. O nome YAHVEH significa “Ele faz existir”.

Arriba – A expressão serve de base para o “grito da Póvoa”, gritado no típico gutural da voz “Ala, ala, arriba!“. Hoje usado também por dirigentes políticos para se dirigirem à população.

 

Nota do Editor: A republicação desse texto foi autoriza pela autora. Texto originalmente publicado no Jornal Povo Cigano – edição nº 110 – setembro de 2013. Acesse o site www.jornalpovocigano.com.br e desfrute de mais informações a respeito do povo cigano.

Maria Helena Farelli

Taróloga, escritora e autora de 53 livros.

Em Copacabana:

Rua Décio Villares, 300/308 – Bairro Peixoto

Atende aos sábados – fone: 2549-0624

Em Maria da Graça:

Rua Cisne de Faria, 40

Fones: 21 3277-1480 / 99954-4494

Aulas de quiromancia e cartomancia

Consultas com tarô vodu, tarô russo, tarô inglês, tarô espanhol, Kabala, jogo de moedas e de dados.

Trabalhos ciganos

Venha à festa cigana grátis de Dara no fim do mês – ligue e reserve!

About The Author

Maria Helena Farelli é escritora, autora de 52 obras sobre magia e religião afro-brasileira. Lançou a Magia cigana no Brasil, o tarô e a imagem de Santa Sara Kali.

Related posts

1 Comment

  1. Marta Menezes

    Povo cigano para mim e luz, e magia e alegria e cor e força, amo o povo cigano sou devota de santa sara kali, dei a minha primogenita o nome de sara por fortes motivos ,as ciganas são todas lindas maravilhosas ai quem me dera eu fosse uma cigana , mais minha alma de certo e cigana ,gosto de ler estudar tudo sobre o povo cigano. Que chamo de meu povo ,optcha.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *