Breaking News

Osogiyan

Osogiyan

Ele domina a floresta, a riqueza, as lutas e também a paz. Osogiyan morava na cidade de Ejigbo e tornou-se rei da cidade. Ele é um dos orisás da família de oxalá.

O significado dos orixás na cultura yorubá é que através das entidades, encantados, os seres humanos podem se cuidar para conseguir ter boa espiritualidade. O Deus supremo, Olodumare mandou os orixás para o nosso mundo para dar harmonia e tranquilidade aos seres humanos.

Alguns orixás constituem objeto de um culto que abrange praticamente todo o território yorubá como, por exemplo: Osogiyan constitui o pilão no seu culto. Ogum o ferro e Obatalá constitui o opasoro em seu culto. Oxalá também e chamado de Obatalá a divindade da criação.

O culto a Oxalá estende-se até o território vizinho de Daomé, onde Oxalá tornou-se lisa (rei no culto) cuja mulher yemowoo tornou-se mawu (rainha no culto) Osogiyan é um orixá da família de obatalá – orixá funfun (orixá branco) cujo templo principal encontra-se na cidade de Ejigbo. A esse local ele chegou após longa viagem em que passou por vários e vários lugares como ikire onde deixou seu companheiro. Osogiyan morava na cidade de Ejigbo onde se tornou rei Eleejigbo.

Osogiyan gosta muito de inhame pilado e por esse motivo ele e chamado de orisa-je-iyan que quer dizer: orixá comedor de inhame pilado, pois seu invento (pilão) era exatamente para facilitar o preparo de sua comida. O Elegun de Osogiyan trás com ele na mão o pilão para mostra sua preferência pelo inhame pilado. Ifá e Osogiyan uma história de Ifá é explicar a importância do orixá Osogiyan no culto dos orixás. Eji Ogbe é o odu de Ifá que explica no itan a história de um Babalawo chamado Awolege, que era companheiro e amigo de Elejigbo que havia ensinado o que deveria fazer para transforma a cidade rica e prospera.

Elejigbo na época era uma cidade aonde muitos chegavam para realizar negócios onde havia um grande mercado no qual se concentravam compradores, vendedores e estoque de mercadorias. Elejigbo em determinado momento conheceu a decadência, não chovia e as mulheres estavam estéreis, os cavalos do reino não dispunham de pasto e tantos outros dissabores. Foi quando o Babalawo mandou fazer um ebó e foi exatamente Osogiyan que ajudou a cidade a voltar tudo ao normal, após o sacrifício ele tornou-se rei e até hoje seu nome é cantado em todos os cantos do mundo.

Ass: Oluwo Ifayemi Onifade Adeoko

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in m