Breaking News

Oxosse e Oxun vão reger 2015 com influência de Oxagiyan; veja previsão

Revelação só foi obtida após a passagem do ano, segundo cultura africana. Mãe Tânia comenta sobre a ligação entre os orixás; confira a entrevista.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia 02/01/2015 10h26 - Atualizado em 02/01/2015 10h26     mae santo

http://s01.video.glbimg.com/x360/3867664.jpg

Oxosse e Oxun vão reger 2015, mas um terceiro orixá também vai ter influência durante o ano, segundo revelação feita no dia 1° de janeiro, última quinta-feira, pelas lideranças do candomblé. De acordo com a tradição, a regência só pode ser confirmada com fidelidade após a passagem do ano novo. O terreiro de Oxunaré, no bairro da Federação, é um dos mais antigos e tradicionais da Bahia, fundado há 180 anos. A Ialorixá Mãe Tânia Bispo diz que os búzios revelaram que dois orixás vão reger 2015. Oxosse, considerado o guerreiro das matas e florestas, rei da caça. E, ao lado dele, Oxun, a rainha das águas doces.   Segundo ela, Xangô, que regeu ano passado, entrega o ano para os dois orixás. "Oxosse, para a gente, é um homem guerreiro, foi encaminhado por Ogum, dentro do mato, para poder ele ser o que é hoje. O que é que tem no mato? Muitas coisas boas. Então, pertencem a Ogum e Oxosse". "Oxun é a dona desse lindo lago maravilhoso, a dona da virtude, a dona da felicidade, de coisas boas. Ainda de acordo com mitologia de origem africana, Oxosse e Oxun formam um dos casais mais perfeitos e promove a fertilidade. "Ele tem um filho maravilhoso com ela. São coisas boas que aconteceram na vida deles dois. Foi a mulher da vida dele, a mulher mais bonita da face da terra. Esperamos em Deus coisas boas, casamentos bons e tudo o que dê boa sorte", explica. Oxosse tem como cor predominante azul ou verde. O amarelo é a de Oxun. Ainda de acordo com Mãe Tânia, os búzios indicaram a influência de um terceiro orixá: "Oxagiyan", que pode gerar conflitos e brigas este ano. "Um pouco de conflito vai ter sim" afirma. De acordo com os seguidores do candomblé, os búzios indicam que a força e a determinação de Oxosse podem trazer fartura e prosperidade, o que depende do comportamento de cada um neste ano novo. "Se você correr atrás, é claro que você vai conseguir. Se ficar sentado, olhando para mim, não vai conseguir nada. Temos que ter muita resignação, persistência, e daí para frente que Oxagiyan livre das coisas que acontecer, não que deixe de acontecer, e Oxalá, que é dono da nossa fertilidade, que abra o caminho para todos. E que Oxosse, Oxun, dêem fertilidade, saúde e coisas boas apareçam na vida deles todos. Tem que confiar e dizer assim: Vamos vencer nessa luta maravilhosa que é esse dia?", comenta.     Extraído do portal de notícias G1/Salvador – BA http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/01/oxossi-e-Oxun-vao-reger-2015-com-influencia-de-oxaguiam-veja-previsao.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *