Breaking News

Oxosse e Oxun vão reger 2015 com influência de Oxagiyan; veja previsão

Revelação só foi obtida após a passagem do ano, segundo cultura africana.
Mãe Tânia comenta sobre a ligação entre os orixás; confira a entrevista.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
02/01/2015 10h26 – Atualizado em 02/01/2015 10h26

 

 

mae santo

http://s01.video.glbimg.com/x360/3867664.jpg

Oxosse e Oxun vão reger 2015, mas um terceiro orixá também vai ter influência durante o ano, segundo revelação feita no dia 1° de janeiro, última quinta-feira, pelas lideranças do candomblé. De acordo com a tradição, a regência só pode ser confirmada com fidelidade após a passagem do ano novo.

O terreiro de Oxunaré, no bairro da Federação, é um dos mais antigos e tradicionais da Bahia, fundado há 180 anos. A Ialorixá Mãe Tânia Bispo diz que os búzios revelaram que dois orixás vão reger 2015. Oxosse, considerado o guerreiro das matas e florestas, rei da caça. E, ao lado dele, Oxun, a rainha das águas doces.

 

Segundo ela, Xangô, que regeu ano passado, entrega o ano para os dois orixás. “Oxosse, para a gente, é um homem guerreiro, foi encaminhado por Ogum, dentro do mato, para poder ele ser o que é hoje. O que é que tem no mato? Muitas coisas boas. Então, pertencem a Ogum e Oxosse”. “Oxun é a dona desse lindo lago maravilhoso, a dona da virtude, a dona da felicidade, de coisas boas.

Ainda de acordo com mitologia de origem africana, Oxosse e Oxun formam um dos casais mais perfeitos e promove a fertilidade. “Ele tem um filho maravilhoso com ela. São coisas boas que aconteceram na vida deles dois. Foi a mulher da vida dele, a mulher mais bonita da face da terra. Esperamos em Deus coisas boas, casamentos bons e tudo o que dê boa sorte”, explica.

Oxosse tem como cor predominante azul ou verde. O amarelo é a de Oxun. Ainda de acordo com Mãe Tânia, os búzios indicaram a influência de um terceiro orixá: “Oxagiyan”, que pode gerar conflitos e brigas este ano. “Um pouco de conflito vai ter sim” afirma.

De acordo com os seguidores do candomblé, os búzios indicam que a força e a determinação de Oxosse podem trazer fartura e prosperidade, o que depende do comportamento de cada um neste ano novo. “Se você correr atrás, é claro que você vai conseguir. Se ficar sentado, olhando para mim, não vai conseguir nada. Temos que ter muita resignação, persistência, e daí para frente que Oxagiyan livre das coisas que acontecer, não que deixe de acontecer, e Oxalá, que é dono da nossa fertilidade, que abra o caminho para todos. E que Oxosse, Oxun, dêem fertilidade, saúde e coisas boas apareçam na vida deles todos. Tem que confiar e dizer assim: Vamos vencer nessa luta maravilhosa que é esse dia?”, comenta.

 

 

Extraído do portal de notícias G1/Salvador – BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/01/oxossi-e-Oxun-vao-reger-2015-com-influencia-de-oxaguiam-veja-previsao.html