Breaking News

OYUN MIMO, A GRAVIDEZ SAGRADA NAS MATRIZES AFRICANAS

Postado em 6 de julho de 2016

IMG_3609

Por Roger Cipó

 

Oyun Mimo – Gravidez Sagrada é um projeto fotográfico da Olhar de um Cipó em homenagem à Ancestralidade Feminina Africana, que permite gestação cuidadosa e envolve as grávidas em uma potente força, conectando-as às Iyabas (Orixás Mulheres) que consagram a possibilidade e certeza de novas vidas e renovação do Axé.

IMG_4015

Inspirado nas influências da divindade “dona do Ori” (Orixá) da gestante fotografada, o projeto evidencia a presença sagrada na gravidez – sagrada por excelência – dialogando com o ambiente do terreiro, elementos de fé, cores e tons que transformam a imagem em instrumento sensibilizador sobre a esperança que a nova vida vem renovar.

IMG_0450

 

As gestantes convidadas para esse projeto são membros iniciadas do Egbé Iya Gunté, Terreiro de Candomblé Ketu onde o fotógrafo Roger Cipó tem desenvolvido a pesquisaOlhar de um Cipó de registro e difusão da imagem da fé negra, como ferramenta de desconstrução de pensamentos a cerca da religiosidade de matriz africana.

IMG_4118

IMG_4103

 

IMG_3625

IMG_0436

 

 

estudos-3

Extraído do blog do Prof. Douglas Belchior, da Revista Carta Capital / São Paulo – SP
http://negrobelchior.cartacapital.com.br/oyun-mimo-gravidez-sagrada-nas-matrizes-africanas/

 

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *