Breaking News

Pai Paulinho d´Osogiyan festeja seus 21 anos

Pai Marcos Vinicius T´Omulu e Pai Paulinho d´Osogiyan
Pai Marcos Vinicius T´Omulu e Pai Paulinho d´Osogiyan
Foto: Igbá Asé Igi Fayó

Texto: Sérgio D´Giyan

Foi uma grande festa realizada no Igbá Asé Igi Fayó, em Cabuçu, em homenagem aos 21 anos de iniciação do Babalorixá Paulinho (Pedro Barreto). Seu zelador Marcos Vinicius T´Omulu, do Asé de Pai Marcos de Oyá (in memorian) trouxe seu filho para a sala ao final da roda de Sangó. Por ele, estavam esperando muitos convidados e todos os seus filhos, além dos filhos da casa de Marcos Vinicius e de Marcos de Oyá.

Pai Osogiyan trouxe em sua corte Exu, Ogun, Osoosi, Oyá e Ayrá. Todos estavam felizes com mais essa vitória de Pai Paulinho.

Pai Osogiyan de Pai Paulo d´Osogiyan
Sérgio D´Giyan (editor do Awùre) e Osogiyan de Pai Paulinho
Foto: Igbá Asé Igi Fayó

Pedro Barreto, mais conhecido como Pai Paulinho foi iniciado pelo Babalorixá Marcos Vinicius ty Omolu, no Asé Olaria, o Asé Igi Afefé. É o primeiro omo orisá iniciado à Osogiyan por Pai Marcos, fruto do segundo barco da casa. Toma o posto de Otum Orô Igena com três anos de iniciado e é apontado como Babáegbè, tornando-se o braço direito do órisá Oluayê. Há sete anos atrás, Pai Marcos inaugura, então, sua casa de candomblé,  o Igbá Asé Igi Fayó, no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu. A partir daí, Pai Paulinho inicia seus primeiros yawòs, dando suas obrigações com muita humildade, responsabilidade e respeito.

O Igbá Asé Igi Fayó fica localizado na rua Maria Helena, 272, em Cabuçu – Nova Iguaçu. O telefone para contato com Pai Paulinho é o 21  7762-4474.

Fotos: Igbá Asé Igi Fayó (facebook).

 

Nota da redação: Gostaria de agradecer a atenção dispensada e parabenizar a todos os filhos do asé pela belíssima festa em homenagem a Pai Osogiyan. A casa estava maravilhosamente ornamentada digna de uma homenagem ao nosso grande Orixá Osogiyan. A recepção a Pai Osogiyan foi muito calorosa demonstrando o amor e a fidelidade que os filhos tem com seu zelador e com o asé. Estão todos de parabéns, desde o Babalorixá Marcos Vinicius que com sua simpatia contagiou a todos que estavam lá prestigiando Pai Paulinho, até os filhos da casa que não mediram esforços para abrilhantar a festa.

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *