Breaking News

Pai Renato de Obaluaiyé confirma ekedji e ogã em seu asé

Por Sérgio D´Giyan

10255764_301276483363928_7524987157422739306_n
Pai Renato de Obaluayé
Foto: Agen Afro

Pai Renato de Obaluaiyé celebrou a tradicional festa de Ogun em seu asé. Na ocasião confirmou seus filhos carnais, Rayane de Osun como ekedji e Rodrigo de Odé como ogan de sua casa.

Pai Linaldo de Ogun coroou a festa com seu orixá, seguido de seus convidados: Exú, Iansá, Odé, Ossãe, Jagun, Osun e Iemanjá. Pai Nando de Osogiyan incorporado em seu orixá veio acompanhado da ekedji Rayane de Osun e do Ogan Rodrigo de Odé. Após sentar na cadeira, a Ekedji Rayane, Pai Renato, emocionado, agradeceu a presença de todos que ali estavam para testemunhar o nascimento de mais dois cargos no asé. O ogan Rodrigo de Odé comoveu a todos ao entoar o darin dos orixás Jagun, Odé e Osogiyan. Em seguida, deu-se o início do rum dos orixás. Pai Ogun ofereceu pão, frutas e inhame do norte para todos os convidados.

Muitos convidados especiais prestigiaram o candomblé na casa de Pai Renato, dentre eles, estavam o Babalawó Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR e da Caminhada pela Liberdade Religiosa, Pai Marcio de Jagun, presidente da ANMA – Associação Nacional de Mídia Afro, as Iyalorixás Regina de Odé, Iyanifá e radialista, Mãe Miriam de Oyá, Ekedji Vera de Osoosi, Pai Alexandre Miguel de Osoosi, Pai Fabrício, Pai Antonio da Amaralina, do Asé da Boa Viagem, Pai Jorge de Ogunjá, do CIAFRO e sacerdote do asé Palácio de Ogunjá, Pai Muzuré de Osumaré, Ekedji Giza de Odé, Pai Osvaldo de Sangó, Pai Fabiano de Oxalá e Priscila de Osun, Mãe Nilda de Odé, Pai Jorge de Lissá, Pai Elias de Iansã, Pai Osvaldo Mutalê, Pai Anderson de Tempo, Pai Renato de Ogun, Pai Anderson de Osogiyan, Pai Flavio Costa de Obaluaiyé, Mãe Beth de Osun, dentre outros. A mídia afro esteve bem representada pelo editor do jornal Awùre, Sérgio D´Giyan, do promoter Yango de Obaluaiyé, da Revista Agen Afro e de Wagner de Osoosi, editor do jornal Vozes do Candomblé.

Não obstante, é necessário afirmar que a receptividade de todos do asé, inclusive dos sacerdotes Renato de Obaluaiyé e Nando de Osogiyan sempre foi formidável.

O asé de Pai Renato fica estabelecido na Rua Saint Hilaire, 60 – Bonsucesso – RJ – tel. 2260-6246

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *