Breaking News

Pai Valdemir festeja 35 anos de iniciação religiosa

postado por Cleidiana Ramos @ 5:52 PM

5 de março de 2015

 

Terreiro de Santa Bárbara, liderado por Tata Valdemir, está em festa. Foto: Fernando Vivas | Ag. A TARDE | 22.6.2009
Terreiro de Santa Bárbara, liderado por Tata Valdemir, está em festa. Foto: Fernando Vivas | Ag. A TARDE | 22.6.2009 Data – 22/06/2009

O Terreiro de Santa Bárbara, localizado em Lauro de Freitas, está preparando uma grande festa para o próximo sábado quando o seu líder, Tata Valdemir de Bamburecema, completa 35 anos de iniciação religiosa.

“Cheguei ao candomblé por conta de problemas de saúde. Já tinha ido a vários médicos, mas não ficava bom. Chegaram a recomendar que eu fosse para um centro espírita, mas, após uma consulta aos búzios acabei sendo iniciado no candomblé”, relata.

Iniciado pela mameto de inquice Domingas Kaloyá de Portão, que também era filha de Bamburecema, inquice que comanda o fogo e as tempestades e na associação com o catolicismo é vinculada a Santa Bárbara, Pai Valdemir  conta que, mais tarde, descobriu que sua missão era também se tornar uma liderança.

“O terreiro foi aberto em 1987 de uma forma bem humilde. O barracão foi feito aos poucos, mas sempre com a ajuda de Mãe Domingas, hoje já falecida. Ela sempre me acompanhou nas horas em que mais precisei e  era muito carinhosa comigo”, relata.

Hoje, a Rua do Araqui, onde fica o terreiro, diferentemente de 1987, já tem água encanada, energia elétrica e outros benefícios. Desde então, Tata Valdemir já iniciou no candomblé cerca de 180 pessoas.

“Meu esforço é para fazer crescer e embelezar como puder a casa de Bamburecema. Deixo de fazer algo para a casa onde moro, pois a desse inquice que amo e me deu tanto é que tem que brilhar”, completa.

No sábado a festa começa a partir das 19h30. Os festejos, que começaram no último domingo com um rito interno para Nzila, o senhor dos caminhos, prosseguem no dia 25 com a Festa de Mutalambô, no dia 25, também à noite.

No dia seguinte, tem o presente para Dandalunda. A  saída será às 9 horas do terreiro em direção à Lagoa do Abaeté cumprindo uma tradição de 25 anos.

Serviço:

O quê: Festa dos 35 anos de iniciação religiosa do Tata de Inquice Valdemir de Lauro de Freitas

Quando: Sábado, dia 7, a partir das 19h30

Onde: Terreiro de Santa Bárbara, Rua do Araqui, s/n, Lauro de Freitas. Telefone: 71-3379-3412

 

– See more at: http://mundoafro.atarde.uol.com.br/?p=5712#sthash.xY4Jaay2.dpuf

Extraído do site do Jornal A Tarde / Blog Mundo Afro / Salvador-BA
http://mundoafro.atarde.uol.com.br/?p=5712

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *