Breaking News

Passeio Ernesto Nazareth é inaugurado em Santo Cristo

Nome do novo espaço público que estreia na Zona Portuária foi escolhido através de campanha feita pela internet

 

POR GILBERTO PORCIDONIO

03/12/2016 16:05 / atualizado 04/12/2016 16:19

O grupo de dança Efeito Urbano estreou o novo parque - Custódio Coimbra
O grupo de dança Efeito Urbano estreou o novo parque – Custódio Coimbra

 

RIO – Na esteira da renovação da Zona Portuária, o carioca acaba de ganhar mais um espaço público. Conforme revelou o colunista Ancelmo Gois, o nome do novo espaço em Santo Cristo será Passeio Ernesto Nazareth. A escolha do nome foi feita após uma campanha na internet promovida pelo empreendimento Novocais do Porto, pelo espaço multiuso Rua City Lab e o Impact Hub/Arca Urbana. Ao todo, a campanha teve 600 sugestões e mais de 2.300 votos. O vencedor teve 64,63% dos votos.

A inauguração oficial foi feita na tarde deste sábado com o evento Tend’Oyá, que reuniu, durante a tarde, expositores de moda, gastronomia e arte local, com apresentação de dança do grupo Efeito Urbano, teatro, desfile de moda, roda de capoeira, sets do DJ Rodrigo Cavalcanti e a bateria da escola de samba Vizinha Faladeira.

A área, que perpassa as avenidas Cidade Lima, Binário do Porto, Cordeiro da Graça e Professor Pereira Reis, tem seis mil metros quadrados e plantas nativas da Mata Atlântica. Algumas partes ainda estão em construção, mas, em breve, objetos que foram encontrados nas escavações do Porto, como âncoras de navios, estarão dispostos no local. O mobiliário urbano, que ainda será instalado, será escolhido através de um desafio de design que está sendo realizado no Rua City Lab entre estudantes das universidades UFF, PUC, ESDI/Uerj e UFRJ.

A ideia do projeto de arquitetura e paisagismo foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Santana. Apesar de inspirado pelos parques públicos de Barcelona, o logradouro deverá ter um toque bem carioca. De acordo com o diretor Daniel Kraichete, do Distrito Criativo do Porto e também curador do Rua City Lab, o espaço pretende contribuir com que as pessoas ocupem o bairro em revitalização.

— Nós queremos fomentar iniciativas de criatividade, inovação, empreendedorismo e entretenimento nesta parte da cidade.

PERSONAGEM DE CASA

Nascido no Morro do Pinto em 1863, em Santo Cristo, o compositor Ernesto Nazareth foi um dos responsáveis por dar identidade à música brasileira que nascia no século 20, sendo um dos compositores brasileiros mais estudados, gravados e interpretados pelo mundo até hoje. Os manuscritos do compositor foram escolhidos como patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco, em 2014.

— É justo homenagear o Ernesto Nazareth porque ele, filho de um despachante aduaneiro com uma dona de casa, conseguiu repercutir pelo mundo todo. Acredito que o Nazareth vai ser aquela criatura que, lá de cima, vai tomar conta desse espaço e, assim como ele fez em vida, abraçar todo o tipo de música que as pessoas levarem para o parque — disse o músico Luiz Antônio de Almeida, o autor da biografia do pianista e também presente na inauguração.

 

Extraído do site do Jornal O Globo / Rio de Janeiro – RJ
http://oglobo.globo.com/rio/passeio-ernesto-nazareth-inaugurado-em-santo-cristo-20584605?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_content=rio&utm_campaign=newsdiaria

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *