Breaking News

‘PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA’, Beija-Flor define samba 10 como hino

Daniel Outlander e Thiago Santos*

 

21/10/2016 03h29

 

Encerrando a temporada de disputas, Nilópolis esteve em festa na noite desta quinta-feira, 20. As ruas nos arredores da quadra da Beija-Flor ficaram lotadas para celebrar a escolha do samba-enredo da Azul e Branca. O resultado? Uma festa linda celebrada com o bom calor da Baixada Fluminense. Na escola, levou o samba 10, parceria de Claudemir e cia.

Com uma apresentação dos segmentos relativamente rápida, componentes da agremiação realizaram uma linda e afável festa.

parceria10_8932832983289_620

A disputa

Quatro sambas concorriam na final da Beija-Flor: parceria de Marcelo Valência e cia, parceria de Serginho Aguiar e cia, parceria de Claudemir e cia e parceria de Sormani e cia. Seguindo o sorteio da ordem de apresentação, os sambas 10samba 04samba 11 e samba 07, se apresentaram para felicidade de suas respectivas torcidas que levantavam bandeiras e clamavam as letras de cada um dos hinos.

Entoado pelo intérprete Bruno Ribas, o refrão “PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA” será gravado pela escola e clamado na Sapucaí.

Antes do anúncio oficial, a comissão de Carnaval chamou ao palco os representantes de cada parceria, que ficaram aguardando finalmente o resultado e foram apaludidos pelo público presente.

“Dá pena hoje automaticamente ver três sambas deixarem a disputa, mas eu quero pedir à comunidade que absorvam com carinho o samba que vai ser anunciado”, disse o presidente Farid antes do anúncio.

selminha_28783878327_620

Selminha Sorriso fala sobre Iracema

Em 2017, a Beija-Flor irá homenagear a obra Iracema, um dos romances brasileiros mais reconhecidos no mundo. Sobre o enredo, a primeira porta-bandeira da escola exaltou o amor sobre a obra de José de Alencar.

Ouça a entrevista:

Laíla emociona

Antes do início oficial da disputa, Laíla, membro da comissão de Carnaval da escola, emocionou a comunidade, que compareceu em peso, em seu discurso.

Confira o vídeo:

https://www.facebook.com/srzdcarnaval/videos/1382507311761759/

Bianca Behrends comenta do formato da Comissão de Carnaval liderada pelo Laíla

A Beija, diferente das outras agremiações, não possui apenas um ou dois carnavalescos. Para tal, a escola de Nilópolis conta com 13 integrantes em sua equipe de comissão de Carnaval, liderada por Laíla. Para Bianca Behrends, outro membro da equipe, o formato não é exatamente novo.

“Para todos parece um novo formato, mas quem é daqui sabe que são pessoas que ja estavam desenvolvendo seu trabalho ha algum tempo com a gente, o Léo Mídia, Rodrigo Pacheco e o Cristiano Bara ja trabalham conosco, O Brendo Vieira esta indo para seu segundo ano e para o carnaval de 2017 agregamos o Gabriel Mello que veio de São Paulo e esta contribuindo muito. Laíla sempre fala que o profissional precisa de reconhecimento e que ninguém faz nada sozinho e é com esse espírito que a Comissão caminha para o projeto para 2017”, disse ao SRZD Carnaval.

 

Ouça o samba campeão:

Compositores: Claudemir, Maurição, Ronaldo Barcellos, Bruno Ribas, Fábio Alemão, Wilson Tatá, Alan Vinicius e Betinho Santos

Intérprete: Bruno Ribas

 

ARAQUEM BATEU NO CHÃO
A ALDEIA TODA ESTREMECEU
O ÓDIO DE IRAPUÃ
QUANDO A VIRGEM DE TUPÃ SE ENCANTOU COM O EUROPEU
NESSA CASA DE CABLOCO HOJE É DIA DE AJUCÁ
DUAS TRIBOS EM CONFLITO
DE UM ROMANCE TÃO BONITO COMEÇOU MEU CEARÁ

PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA
PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA

BEM NO CORAÇÃO DESSA NOSSA TERRA
A MENINA MOÇA E O HOMEM DE GUERRA
ELE SENTE A FLECHA, ELA ACERTA O ALVO
ÍNDIA NA FLORESTA, BRANCO APAIXONADO
VEM PRA MINHA ALDEIA, BEIJA-FLOR
TABAJARA, PITIGUARA BATE FORTE O TAMBOR
UM CHAMADO DE GUERRA, MINHA TRIBO CHEGOU
RECLAMANDO A PUREZA DA PELE VERMELHA
NO VENTRE BATE O CORAÇÃO DE MOACIR
O MILAGRE DA VIDA, ME FAZ UM MAMELUCO NA SAPUCAÍ
OH LINDA IRACEMA MORREU DE SAUDADE
MULHER BRASILEIRA DE TANTA CORAGEM
UM RAIO DE SOL A LUZ DO MEU DIA
ILUMINADA NESSA MINHA FANTASIA

A JANDÁIA CANTOU NO ALTO DA PALMEIRA
NO NOME DE IRACEMA
LÁBIO DE MEL, RISO MAIS DOCE QUE O JATI
LINDA DEMAIS CUNHÃ-PORÃ ITEREI
VOU CANTAR JUREME, JUREME, JUREME
VOU CANTAR JUREMA, JUREMA
UMA HISTÓRIA DE AMOR, MEU AMOR
É O CARNAVAL DA BEIJA-FLOR

 

*em colaboração ao SRZD Carnaval.

logo-srzdExtraído do blog do jornalista Sidney Rezende / São Paulo – SP
http://www.sidneyrezende.com/noticia/269144+pega+no+amere+arete+anama+beija+flor+define+samba+10+como+hino

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *