Breaking News

Petrópolis, RJ, realiza a Festa da Cultura Afro-Brasileira

Evento comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado na sexta-feira (20).
Programação com diversas atividades vai até domingo (22).

 

Do G1 Região Serrana | 17/11/2015 13h55 – Atualizado em 17/11/2015 13h55

 

Em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, o Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima sexta-feira (20), será comemorado com a Festa da Cultura Afro-Brasileira. O evento será aberto na sexta, às 10h, na Praça da Liberdade, diante do busto de Zumbi dos Palmares, e contará com a presença de autoridades. Uma programação com diversas atividades será realizada até domingo (22) em diferentes pontos do município.

As atrações para o público serão oferecidas na Praça da Liberdade, Palácio de Cristal, Centro de Cultura Raul de Leoni e nos bairros de Nogueira e Posse. Artes de roda (como capoeira, maculelê, jongo e samba); palestras e mesa redonda; desfile de beleza; apresentações de dança urbana (street dance); oficinas de culinária, percussão, trança nagô, turbante e de artesanato, que ensinará a confecção de uma boneca africana (bebê Abayomi); exposições sobre a história e cultura afro-brasileira e festival de filmes estão entre as atividades.

O público também poderá se deliciar com comidas e quitutes de origem afro-brasileira, salgadas e doces, nas barracas que serão montadas na Praça da Liberdade, que terá ainda artesanato temático. Dentre elas estão a barraca do Quilombo da Tapera e da Munepe – Mulheres Negras de Petrópolis. Elas funcionarão das 10h às 22h.

A festa é promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), e tem entrada franca. A programação completa pode ser conferida no site e mais informações pelo Disque Turismo por meio do 0800 024 1516.

 

Extraído do portal de notícias G1 / Região Serrana / Petrópolis – RJ
http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/11/petropolis-rj-realiza-festa-da-cultura-afro-brasileira.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *