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Polícia e família divergem sobre morte de mãe de santo na BA

Embora não descarte a possibilidade de intolerância religiosa, delegada responsável pelo caso fala em “perturbação do sossego alheio”

Leo Barsan

Direto de Salvador

9 JUL2015 | 10h08

atualizado às 10h26

 

A Polícia Civil baiana ainda investiga se a morte por infarto da ialorixá Mildreles Dias Ferreira, de 90 anos, no dia 1º de junho, pode ter sido provocada por intolerância religiosa. Segundo parentes e amigos, Mãe Dede de Iansã, como era conhecida, comandava o terreiro de candomblé Oyá Deña havia 45 anos, no distrito de Vilas de Abrantes, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, e infartou após uma vigília de evangélicos na porta do terreiro.

 

Mãe Dede de Iansã, como era conhecida a ialorixá, tinha 90 anos Foto: Secretaria da Promoção da Igualdade Racial da Bahia / Reprodução
Mãe Dede de Iansã, como era conhecida a ialorixá, tinha 90 anos
Foto: Secretaria da Promoção da Igualdade Racial da Bahia / Reprodução

De acordo com a delegada Maria Daniele Monteiro, titular da 18ª Delegacia, mais de dez pessoas já foram ouvidas sobre o suposto crime de ódio. “Existe a perturbação clara do sossego alheio. A questão da intolerância religiosa não está descartada, mas ainda estamos investigando. Moradores que foram ouvidos não confirmaram que evangélicos se concentravam na porta do terreiro”, afirma a delegada.

“Mãe Dede passou a madrugada da vigília em claro e na noite seguinte acabou morrendo. Gera desconforto e a gente sabe que falam muito em demônio, então, fica parecendo provocação. Mas fica complicado afirmar porque os cânticos são assim”, comenta Maria Daniele Monteiro.

A família da mãe de santo, no entanto, afirma que integrantes da igreja evangélica Casa de Oração Ministério de Cristo praticam perseguição religiosa contra frequentadores do terreiro desde que o templo começou a funcionar no local há pouco mais de um ano. “Mesmo após a morte da minha avó, eles continuam com as provocações. Quando temos visitas, ficam provocando e gritam ainda mais alto com palavreados que prefiro nem reproduzir. Até caixa de som colocam fora da igreja”, conta Bárbara Cerqueira, neta de Mãe Dede.

Segundo ela, evangélicos se concentraram em frente ao terreiro na madrugada anterior à morte da iyalorixá. “Eles rezam, mas com palavras ofensivas dentro e fora da igreja. Dizem que é coisa do demônio. Minha avó não resistiu às ofensas e acabou morrendo. Ela já havia procurado a polícia”, lembra Bárbara.

A neta de Mãe Dede assegura que procurou a liderança da igreja evangélica para em busca de trégua, mas não teve êxito. “Outras igrejas já funcionaram no mesmo lugar e nunca tivemos problemas. O que a gente quer é respeito e que eles procurem outro local, mas a afronta continua. Querem que a gente perca nossa razão”, lamenta.

O caso é acompanhado pelo Coletivo de Entidades Negras, Instituto Nelson Mandela, secretarias municipais, estaduais e federal, e Ministério Público da Bahia, que promoveu audiência com representantes de cultos africanos no dia 10 de junho. A promotora de Justiça Thiara Rusciolleli solicitou a elaboração de um dossiê com fotos, vídeos, áudios e registros policiais de casos de intolerância na região.

Até o fechamento desta reportagem, nenhum representante da Casa de Oração Ministério de Cristo quis comentar as acusações sobre a morte da iyalorixá, que era uma liderança importante de comunidades de matriz africana na Bahia.

 

Extraído do portal Terra
http://noticias.terra.com.br/brasil/policia-e-familia-de-ialorixa-divergem-sobre-morte-mae-de-santo-na-ba,73a08d8fdb8f8a4bb7ea5dc95704afd1kn4sRCRD.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

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