Breaking News

Pontal do Paraná terá carreata para Iemanjá

08/01/2015 08:22 | Redação | DestaquePontal do Paraná

 

iemanja-no-candimble-400x267Um restaurante de frutos do mar e terreiros de umbanda e candomblé promovem, no dia 1º de fevereiro, a 1ª Carreata de Iemanjá, no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná.

O evento começa às 9h em frente ao restaurante “Rainha do Mar Odoya” que fica na rua Ayrton Senna, 458. São várias atrações durante a manhã e a tarde – capoeira, pagode, apresentação de escola de samba e inclui um almoço grátis com pirão de peixe.

De acordo com os organizadores, o objetivo é divulgar a cultura afro-brasileira e promover o turismo no Litoral do Paraná.

Rainha do Mar, Padroeira dos Pescadores

Yemanjá, Iemanjá, Janaína, Rainha do Mar, Aiucá,1 Dona Janaína, Inaê ou Maria princesa do Aioká2 é um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá (“Mãe cujos filhos são peixes”).

É a padroeira dos pescadores e tem a data de homenagem na maioria dos estados é no dia 2 de fevereiro. Também é lembrada na passagem do ano, quando são lançados no mar presentes para Iemanjá em barquinhos. No sincretismo religioso utilizado pelos escravos para escapar da repressão dos senhores brancos é representada como a imagem de uma mulher branca e relacionada à Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora dos Navegantes.

 

 

Extraído do site do Jornal Correio do Litoral/Paraná
http://correiodolitoral.com/index.php/3924/noticias/noticiario/pontal-do-parana/pontal-do-parana-tera-carreata-para-iemanja

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *