Por quê raspar a cabeça?

Por quê raspar a cabeça?

22 de maio de 2014 0 Por awure

Odobi Torogiman

iyawoMukuiu meus irmãos

Muitas pessoas, adeptas de outras religiões, tem perguntado sobre o porquê do Candomblé raspar a cabeça:

Bem, a raspagem do cabelo, é consagrada ao Nkisi que rege a cabeça (Ori) de uma pessoa ao ser iniciada. Além da consagração, tem a purificação e a humildade perante a seu nkisi e para que haja o fundamento da feitura. É o nascimento da vida espiritual. É o nascer para o Nkisi. O iyawô recebe um canal de comunicação entre ele e o Nkisi, passando a ser um instrumento desse Nkisi. Isso ocorre durante o período de recolhimento (momento culminante da iniciação). A busca por paz espiritual, equilíbrio, saúde, o ato de “bolar”, etc., faz com que se compreenda o sinal dado pelo Nkisi sobre a necessidade ou não de se “raspar a cabeça”.

Ser iniciado é ter a chance de nascer novamente, é ter um novo destino.

A iniciação é feita num retiro em que a pessoa fica longe da vida profana, devendo desligar-se de tudo, inclusive da família e se dedicar exclusivamente aos rituais e seus segredos (orôs).

Antes da raspagem serão feitos vários ebós de limpeza, banhos, bori, rezas, costumes da nação, barracão, etc. Prepara-se a cabeça (Ori) para que o Nkisi possa se manifestar. E são esses, os principais motivos para a raspagem.

Uma pessoa, ao ser iniciada, modifica sua visão, sobretudo se ganha uma “dijina” e uma nova família. Há quem imagina que com a raspagem, ganhará melhora de vida, um emprego melhor, promoção, dinheiro, e que o zelador é uma agência de empregos.

e que vai resolver todos os seus problemas. Para conhecimento de todos, o iyawô passará por tudo que o cotidiano oferece e que todos enfrentam. O que for de ordem espiritual, com toda certeza o Nkisi o ajudará, pois haverá um equilíbrio de energia nesse canal entre ele e seu Nkisi.