Breaking News

Portugal é terceiro na tabela mundial de liberdade moral

Estudo elaborado pela Fundação para o Avanço da Liberdade atribui ao nosso país um lugar de destaque no que se refere à autonomia individual no debate dos grandes temas da atualidade

Texto Francisco Pedro | Foto DR | 04/04/2016 | 17:43

 

falar_81677_960O primeiro Índice Mundial de Liberdade Moral, divulgado esta segunda-feira, 4 de abril, pela Fundação para o Avanço da Liberdade, coloca Portugal no terceiro lugar de uma lista composta por 160 países, com 83 pontos em 100 possíveis. No primeiro posto, com 91 pontos, ficou a Holanda, seguida do Uruguai, com 88 pontos.

O índice mede o grau de decisão individual em matérias relacionadas com os grandes debates morais da atualidade, partindo de indicadores como a liberdade religiosa, a separação entre a religião e o Estado, liberdade em questões bioéticas, liberdade sexual e liberdade de género e familiar.

Os autores do estudo constaram a obtenção de posições geralmente elevadas por parte dos países latinos do sul da Europa e da América, em contraposição com os regimes comunistas, os países de legislação islâmica e os que pertenceram à União Soviética, cuja tendência é ocuparem os últimos lugares do ranking. É o caso da Arábia Saudita, que ficou em último, com 7,75 pontos, ou de países como o Iémen, Iraque, Kuwait, Irão, Egito, Afeganistão ou o Brunei.

 

Extraído do blog português Fátima Missionária / Fátima – PT
http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=34279&sec=7

About The Author