Breaking News

Praça dos Orixás será inaugurada nesta quinta-feira (09)

 

06/11/17, 17:44

 

 

Nesta quinta-feira (09) será inaugurada a Praça dos Orixás, espaço público em homenagem às religiões de matrizes africanas, Umbanda e Candomblé, que fica localizada na área do Parque Lagoas do Norte, em Teresina.
 
A concentração terá início às 18h e são esperadas cerca de 1.100 pessoas de mais de 20 terreiros da capital. A Praça será ocupada com tendas temáticas, rodas de capoeiras, giras, grupos de dança e tambores.
 
Na tarde de hoje (06), membros do Conselho Consultivo das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Teresina e do Comitê Lagoas do Norte estiveram reunidos para discutir os últimos detalhes da inauguração do local. Durante a solenidade de abertura um dos principais assuntos será o combate à intolerância religiosa.
 
A Praça dos Orixás é uma das intervenções da segunda etapa do Programa Lagoas do Norte e possui espaço para eventos, palco e estacionamento. No local também foram colocadas estátuas que representam dez orixás e três entidades representando a Umbanda e outras oito esculturas ficam dentro da lagoa. Os orixás e os pretos velhos estão fixados no espaço físico da praça, de acordo com a indicação dos representantes dos pais e mães de santo.
 
Todo o processo de construção da Praça dos Orixás foi feito em diálogo com os representantes dos povos de terreiros. “Desde a concepção da praça, a prefeitura de Teresina vem mantendo esse diálogo de forma a atender aos seus anseios”, finalizou a gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

 

Extraído do site de notícias Cidade Verde / Teresina – PI
https://cidadeverde.com/noticias/259654/praca-dos-orixas-sera-inaugurada-nesta-quinta-feira-09

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *