Breaking News

Praça Orungan é o novo espaço de lazer em Salvador

Da Redação | Ter, 06/01/2015 às 10:22 | Atualizado em: 06/01/2015 às 10:38

 

 

650x375_praca-orugan-inauguracao-orla-salvador-agora_1481741

O novo espaço público de lazer conta com uma área de cerca de 3 mil metros quadrados

A praça Orungan foi inaugurada nesta segunda-feira, 5, no bairro de Ondina, em Salvador. O local, que fica ao lado do clube Espanhol, faz parte da requalificação da orla da capital.

O novo espaço público de lazer conta com uma área de cerca de 3 mil metros quadrados. Lá, foram instalados equipamentos de lazer, jardins, ciclovia, piso tátil, passeios mais largos e baia para os ônibus.

A obra foi realizada por meio de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) entre a prefeitura municipal e o comando da Aeronáutica, responsáveis pela administração da área.

O projeto desenvolvido pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) contou na inauguração com a participação do prefieto de Salvador, ACM Neto, do comandante da Base Aérea, o coronel aviador Adolfo Aleixo, o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, entre outras autoridades.

Neto anunciou que, após o Carnaval, a Aeronáutica vai presentear a praça com a exposição permanente de um caça Mirage, tornando o espaço como mais um ponto turístico da orla.

 

Nota da Redação Awùre:

Orungã é o filho de Aganju com Iemanjá, combinação de Orun, Céu, e de Gan, Elevado. Por fim o nome Orungan pode ser traduzido como, Elevado ao Céu.

Orungan está relacionado ao Khekhem, ou a região livre de ar, na realidade Orungan é o regente do espaço entre a Terra e o Céu, Orungan com o filho da Terra, Aganju, e da Água, Iemanjá, passa a ser o próprio Ar personificado. Orungan é um Deus de grande fundamento dentro do culto de Ifá, na realidade Orungan nasceu no Odu Ofun e por esta razão o Ofun é chamado de Orungan. Orungan é o pai do oráculo de Ifá, é o Deus mais belo de toda a criação. Orungan habita a pele das pessoas e dos seres, ele é o dono da pele e da juventude. Rege tudo o que é coberto pela pele, seres humanos e animais. Orungan representa o amor proibido e tudo o que ocorre em segredo, dizem que sua beleza era irresistível a tudo e a todos.

Quando olhamos um Orixá, o primeiro que se reflete é Orungan, Orungan possui muitos itans e fundamentos importantes dentro do panteão dos Deuses Africanos, assim como Xangô ou Exu, Orungan é o verdadeiro Deus dos Espelhos, é o Deus do Ar que respiramos, da pele que nos protege e da Atmosfera que protege o a Terra e a Vida, quando nos olhamos no espelho, o primeiro que se reflete é Orungan. (extraído do site Culto aos Orixás / Link: http://obakeloje.webs.com/outrosimals.htm)

 

Extraído do site do Jornal A Tarde/Salvador-BA
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1650705-praca-orungan-e-o-novo-espaco-de-lazer-em-salvador

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *