Breaking News

Praias de Fortaleza recebem festejos de Iemanjá nesta sexta e sábado

Programação inclui apresentações culturais e rituais de umbanda.
Cortejos vão ocorrer na Praia de Iracema e na Praia do Futuro. 

Do G1 CE | 13/08/2015 06h00 – Atualizado em 13/08/2015 06h24

 

 

Festejos de Yemanjá ocorrem neste fim de semana em Fortaleza (Foto: Éden Barbosa/ Secultfor)
Festejos de Yemanjá ocorrem neste fim de semana em Fortaleza (Foto: Éden Barbosa/ Secultfor)

A orla de Fortaleza recebe a partir desta sexta-feira (14), com apresentações culturais e rituais de umbanda. Segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na Praia de Iracema (no trecho entre as ruas Idelfonso Albano e Rui Barbosa), a programação na sexta começa a partir das 18h, com apresentação do Afoxé Filhos de Oya, rituais e a primeira oferenda a Yemanjá.

saiba mais

Ainda de acordo com a Secultfor, no sábado (15), as atividades na Praia de Iracema começam às 10h, com apresentações culturais, entrega de comendas, seguido de oferta de oferendas a Yemanjá às 13h e a saída da jangada ao mar, prevista para às 18h. A programação é organizada pela Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda

Outro ponto que também terá festejos é a Praia do Futuro, onde a União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum) promove queima de fogos, apresentação do Centro do Pai Silvio e uma noite de louvor a partir de 18h de sexta-feira. No sábado, a partir das 8h, um cortejo sai da Rua Castro e Silva, 920, e segue até a Praia do Futuro (na altura da Avenida Zezé Diego, 2551). Às 11 horas, haverá apresentação do Afoxé Acabaca, de Anderson Monteiro, entre outros.

 

 

Extraído do portal de notícias G1 / Ceará
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/08/praias-de-fortaleza-recebem-festejos-de-iemanja-nesta-sexta-e-sabado.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *