Breaking News

Programa de imersão em cultura afro-brasileira tem inscrições abertas

Atividades gratuitas serão realizadas no Red Bull Station, na região central de São Paulo

Por Redação – 14 de setembro de 2015

 

O músico Tiganá Santana
O músico Tiganá Santana

O NoBrasil, plataforma de pesquisa e experimentos curatoriais, realiza nos dias 8, 9 e 10 de outubro o AfroTranscendence, um programa de imersão em processos criativos para promover a cultura afro-brasileira contemporânea. O evento acontece no Red Bull Station, no centro de São Paulo, e tem inscrições abertas até o dia 21 de setembro pelo site http://nobrasil.co/afrotranscendence. A programação inclui ainda atividades abertas ao público, como palestras, video-conferências e exibição de filmes.

A primeira edição do AfroTranscendence nasce com o objetivo de estimular a troca de conhecimento gerando novas conexões, possibilidades e olhares a partir da união de saberes tradicionais e contemporâneos das culturas negras espalhadas pelo mundo.

O programa de imersão de três dias irá selecionar 20 pessoas, que participarão gratuitamente de palestras, laboratórios, workshops e vivências artísticas. O programa pretende trabalhar as tecnologias e saberes da cultura afro-brasileira com questões contemporâneas. Entre os temas abordados estão  a memória e a ancestralidade, articulação em rede, local X global, diáspora wi-fi, além de discussões ligadas ao uso de mídias digitais e do espaço urbano.

A curadora Diane Lima – Foto: Alile Dara
A curadora Diane Lima – Foto: Alile Dara

Na lista de mentores, estão nomes como Mãe Beth de Oxum, símbolo da cultura pernambucana que falará sobre o Coco da Umbigada, o mineiro Paulo Nazareh, um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, e o músico Tiganá Santana, que falará sobre sua pesquisa em uma “palestra cantada”.

Para a diretora criativa e curadora do NoBrasil, Diane Lima, o objetivo é inspirar os participantes e exercitar novas formas de olhar e criar. “O processo criativo é um espaço de decisão, escolha e poder e o AfroTranscendence é fruto dessas inquietações”, diz. “Vivemos sem dúvida um momento especial e talvez nunca antes visto para nós, povos afrodescendentes. O evento tem como fonte de inspiração todo esse movimento que, conectado e empregando energia criativa em busca de transformação, vem partilhando sentimentos em rede, hackeando o olhar de quem nos vê e fazendo desse nosso corpo político um dispositivo descolonizador do pensamento”.

A programação completa do evento será divulgada no dia 21 de setembro.

Paulo Nazareth, da série Objetos para Tampar o Sol de Seus Olhos
Paulo Nazareth, da série Objetos para Tampar o Sol de Seus Olhos

Serviço:

AfroTranscendence
Quando: 8, 9 e 10 de outubro
Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo
Inscrições até 21.9 pelo site http://nobrasil.co/afrotranscendence. Grátis.
Mais informações: http://nobrasil.co/afrotranscendence

 

Extraído do site Sopa Cultural / Rio de Janeiro – RJ
http://www.sopacultural.com/programa-de-imersao-em-cultura-afro-brasileira-tem-inscricoes-abertas/