Breaking News

Programa de imersão em cultura afro-brasileira tem inscrições abertas

Atividades gratuitas serão realizadas no Red Bull Station, na região central de São Paulo

Por Redação – 14 de setembro de 2015

 

O músico Tiganá Santana
O músico Tiganá Santana

O NoBrasil, plataforma de pesquisa e experimentos curatoriais, realiza nos dias 8, 9 e 10 de outubro o AfroTranscendence, um programa de imersão em processos criativos para promover a cultura afro-brasileira contemporânea. O evento acontece no Red Bull Station, no centro de São Paulo, e tem inscrições abertas até o dia 21 de setembro pelo site http://nobrasil.co/afrotranscendence. A programação inclui ainda atividades abertas ao público, como palestras, video-conferências e exibição de filmes.

A primeira edição do AfroTranscendence nasce com o objetivo de estimular a troca de conhecimento gerando novas conexões, possibilidades e olhares a partir da união de saberes tradicionais e contemporâneos das culturas negras espalhadas pelo mundo.

O programa de imersão de três dias irá selecionar 20 pessoas, que participarão gratuitamente de palestras, laboratórios, workshops e vivências artísticas. O programa pretende trabalhar as tecnologias e saberes da cultura afro-brasileira com questões contemporâneas. Entre os temas abordados estão  a memória e a ancestralidade, articulação em rede, local X global, diáspora wi-fi, além de discussões ligadas ao uso de mídias digitais e do espaço urbano.

A curadora Diane Lima – Foto: Alile Dara
A curadora Diane Lima – Foto: Alile Dara

Na lista de mentores, estão nomes como Mãe Beth de Oxum, símbolo da cultura pernambucana que falará sobre o Coco da Umbigada, o mineiro Paulo Nazareh, um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, e o músico Tiganá Santana, que falará sobre sua pesquisa em uma “palestra cantada”.

Para a diretora criativa e curadora do NoBrasil, Diane Lima, o objetivo é inspirar os participantes e exercitar novas formas de olhar e criar. “O processo criativo é um espaço de decisão, escolha e poder e o AfroTranscendence é fruto dessas inquietações”, diz. “Vivemos sem dúvida um momento especial e talvez nunca antes visto para nós, povos afrodescendentes. O evento tem como fonte de inspiração todo esse movimento que, conectado e empregando energia criativa em busca de transformação, vem partilhando sentimentos em rede, hackeando o olhar de quem nos vê e fazendo desse nosso corpo político um dispositivo descolonizador do pensamento”.

A programação completa do evento será divulgada no dia 21 de setembro.

Paulo Nazareth, da série Objetos para Tampar o Sol de Seus Olhos
Paulo Nazareth, da série Objetos para Tampar o Sol de Seus Olhos

Serviço:

AfroTranscendence
Quando: 8, 9 e 10 de outubro
Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo
Inscrições até 21.9 pelo site http://nobrasil.co/afrotranscendence. Grátis.
Mais informações: http://nobrasil.co/afrotranscendence

 

Extraído do site Sopa Cultural / Rio de Janeiro – RJ
http://www.sopacultural.com/programa-de-imersao-em-cultura-afro-brasileira-tem-inscricoes-abertas/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *