Breaking News

Programa “Falando de Axé” entrevista o editor do Awùre

Sérgio d´Giyan 10/05/2016 14:19

 

unnamedFoi ao ar pelas redes sociais mais uma edição do Programa “Falando de Axé”, editada pelo Ogan Jaçanã e equipe. O Alagbê Mario Jorge entrevistou nessa edição o editor do Jornal digital Awùre, egbomi Sérgio d´Giyan.

Na ocasião, o editor registrou sua passagem pela Umbanda e pelo Candomblé, e a criação do Jornal Awùre, que contou com o entusiasmo da Ekedji Vera de Oxosse e do Babalorixá, escritor e radialista Odé Kileui (George Maurício). Inicialmente, dois exemplares foram produzidos e distribuídos nas casas de santo e lojas de artigos religiosos. Esses exemplares tiveram a contribuição gráfica do designer Eduardo Bierrenbach, ogan da Casa de Pai Ronaldo de Oxun, localizada no bairro do Lins de Vasconcelos, que produziu com esmero as duas peças.

A partir daí, e seguindo na mesma rota de outros veículos de comunicação tradicionais como o JB – Jornal do Brasil e outros, que decidiram migrar para a internet, o Awùre decide acompanhar essa tendência e é criado o portal de notícias awure.jor.br.

As dificuldades rotineiras de se produzir um jornal impresso e seus custos mostraram que a decisão foi conveniente. Hoje, o Awùre é um dos poucos veículos dedicado a religiosidade afro-brasileira no Rio de Janeiro.

Para isso, o editor buscou juntamente com seu web designer, o Babalorixá Viny de Logun-Edé, o melhor formato para o Jornal. Coube a Viny dar corpo e vida ao site do Awúre.

Ao final, o editor Sérgio d´Giyan, apresentou a ANMA – Associação Nacional de Mídia Afro, na qual é diretor de Cultura e Comunicação.

 

Vejam a entrevista na íntegra:

 

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *