Breaking News

PROMOTER DE MIDIA AFRO, YANGO, SE FILIA AO PSOL NO RIO DE JANEIRO E LANÇA O COMITÊ “UM RIO, IGUALDADE PARA TODOS“.

 

23.04.2016 02:45

 

Marcelo Dias (Yango) e Tarcisio Motta - Presidente do PSOL
Marcelo Dias (Yango) e Tarcisio Motta – Presidente do PSOL. Foto: Agen Afro

Marcelo Dias, carioca, morador de Santa Cruz, é conhecido nos cultos afro-brasileiros por Yango. Na mídia afro, é um conceituado profissional de comunicação, atuando como editor da Revista Agen Afro, além de proferir palestras, coordenar eventos de cunho religioso e gerenciar uma rede social com mais de dez mil seguidores.

Cresceu numa família humilde e de seu casamento sobreveio o filho Renan, a quem dedica o seu mais sincero amor.

Sua história desperta aos sete anos de idade, ao dar seus primeiros passos em terreiros de umbanda. Ao completar 21 anos se inicia na Umbanda, na casa da finada Iyá Odisséa de Oxun, em Realengo. Deu continuidade à sua trajetória espiritual com a finada Iyá Josefina de Yansã, em Colégio, bairro próximo a Rocha Miranda, de quem recebeu o cargo de pai Pequeno da casa. No Candomblé, é iniciado na casa do Babalorixá Jorge de Ogunjá, em Nilópolis. Dedicou 31 anos de sua vida à Umbanda e 15 anos ao Candomblé. Consagrado ao orixá Obaluaiyé, Yango tem sua casa de santo destinada às suas entidades e orixás de Umbanda no bairro de Anchieta, zona norte do Rio de Janeiro.

Em sua jornada espiritual, percebeu a necessidade de prestar um serviço de informação sobre os cultos afro-brasileiros. Assim, em 2004, junto com o Babalorixá Anderson de Oxogiyan, funda o Jornal Odara. Nesse veículo, lança o caderno AGEN AFRO, uma agenda cultural afro de eventos e festividades dos cultos afro-brasileiros. Mais tarde, o Odara é extinto e dá lugar a Revista Agen Afro. Foram mais de 20 edições, com 15 mil exemplares oferecidos gratuitamente nas casas de culto e lojas de artigos religiosos.

Além da Revista, Marcelo investe nas redes sociais e cria a Rede Social AGEN AFRO, trabalho que rompeu barreiras e ganhou terreno em diversas cidades brasileiras. A Rede Social Agen Afro é composta das principais ferramentas existentes na internet, como o Facebook, Skype, Instagram, Whatsapp, entre outras. O Agen Afro foi apresentado em emissora de rádio, em vários programas de cunho religioso. Junto com a TV Mojubá, veículo de exibição de vídeos religiosos na internet, cria a Rede Internacional Yorubá, alcançando mais de 100 mil pessoas mundo afora.

Preocupado com o crescente aumento dos casos violentos de intolerância religiosa, contra os adeptos e casas de culto de religiões de matriz africana, além da violência contra mulheres e crianças no Rio de Janeiro (estado que registrou o maior número de casos de crimes dessa natureza no País), identifica a necessidade de criar mecanismos que venham combater esse quadro, na tentativa de dar mais segurança e estabilidade aos cidadãos do Rio de Janeiro.

Na busca de se tornar um forte representante dessa sociedade debilitada, graças ao ineficiente serviço prestado pelas autoridades constituídas de nosso município, em seus diversos segmentos de atuação, resolveu se filiar ao PSOL – Partido Socialismo e Liberdade (50).

O seu objetivo é o de lutar por uma sociedade igualitária, com direitos garantidos pela constituição brasileira, de exterminar a intolerância provocada por outros segmentos religiosos, garantir a soberania da mulher na nossa comunidade como mantenedora do desenvolvimento familiar e dar segurança à infância como elo futuro de continuidade da vida. Além disso, objetiva ainda valorizar a perpetuação da cultura afro-brasileira, exigindo o cumprimento das leis pelo Poder Legislativo, como a Lei 10.639, entre tantas outras, de fomento e esclarecimento sobre a liberdade do negro e da manutenção da liberdade religiosa.

Sendo assim, o Presidente Municipal do PSOL, ex-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Tarcísio Motta, e o Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), recebem Marcelo Dias (Yango) como pré-candidato a vereador do Município do Rio de Janeiro, abonando e autorizando sua ficha de filiação ao Partido, dando-lhe as boas-vindas para possibilitar que surjam uma nova parceria e uma nova proposta de trabalho e militância, no sentido da construção de um Rio melhor e igual para todos.

 

Sérgio Carvalho – mtb 35402-RJ
Assessoria de Imprensa

Comitê Um Rio, igualdade para todos

YANGO 2016

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *