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Qualidades de Exú

Osa Meji
– Èsù Akoko, trabalha no Igbó Adorado por caçadores…
– Èsù G’ynbó, este é guardião dos segredos dos deuses é encantado num vulto de madeira de Iroko plantado em um vaso de barro com 21 cawris, 16 Ikins, orogbo, obi Edu arà, terra do alto de uma colina, ouro  raiz de Akoko, ceiva…
– Èsù Iyelu, este Èsù é uma energia entre Orun e Aye, mensageiro de Oloorun, mora em um cedro tem uma carga pessada ha …
-Èsù Madakio, leva esporão de galo, é um Èsù prodigioso que ao amanhecerr … usa branco sempre nas trÊs direções da Orita meta de barro…
– Èsù Akoweye, esse Bàrà come com sango é uma bara levado para  fim da justiça…
– Èsù Biba Kikewo, é um Èsù que vive ao lado das lagoas, come ajimu cozido com dende. uns de seus segredo leva uma seta de Osoosi com as  correspondentes penas…
Obara Meji
– Èsù Kukute, ligado ao pote do tempo, sua carga secreta leva água de 7 chuva, as penas e patas de …
– Èsù Afra, arrumado ao ar livre com 24 buzios…
– Èsù Oninibe, ligado a Orunmilá, ele acompanha Orunmilá as cidades…
– Èsù Maferefun, Bàrà totalment branco, eje para esse èsù so de Igbin…
Ordem  de Chegada ao Orun           Ordem de resposta no Jogo
(Orùnmilá)                                                           (Oseturá)
 
1 – OGBÊ (OGÜÊ)                                          1 – OKÀRÁN 
2 – OYEKÚ                                                     2 – EJIOKÔ 
3 – IWORÍ                                                      3 – ETAOGUNDÁ 
4 – ODÍ                                                          4 – IÒRÓSÚN 
5 – IÒRÒSÚN                                                 5 – OSÊ  
6 – OWÓRIN                                                  6 – OBÀRÁ 
7 – OBÀRÁ                                                    7 – ODÍ 
8 – OKÀRÁN                                                 8 – EJIÒNILÊ 
9 – OGUNDÁ                                                 9 – OSÁ 
10 – OSÁ                                                             10 – ÒFÚN 
11 – IKÁ                                                        11 – OWÓRIN 
12 – OTURUKPON                                          12 – EJILASÈBORÁ 
13 – OTURÁ                                                   13 – OLÒGBÓN 
14 – IRETÊ                                                      14 – IKÁ 
15 – OSÊ                                                        15 – OBEOGUNDÁ 
16 – ÒFÚN                                                     16 – ALÁFIA 
ESPERO PODER TER AJUDADO CASO QUEIRA ALGUMA COISA MAS CONCRETA PEÇA PARA LIGAR  (21) 2425 – 7432 / 9451 – 3020

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Ilé Asé Omin Oiyn, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Hoje, é editor do Jornal Awùre. Diretor Financeiro da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. Colabora com a assessoria de comunicação do PPLE - Partido Popular da Liberdade de Expressão Afro-Brasileira. É sócio diretor na agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras.

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