Breaking News

Raquel Trindade expõe Exu Maré na 13ª Bienal Naïfs do Brasil

por Alex Natalino

23/08/2016

 

 

2016.08.23-16.59.02O quadro Exu Maré, da artista Raquel Trindade de 80 anos de idade, está exposto na 13ª Bienal Naïfs do Brasil, instalada no Sesc Piracicaba, obra que retrata a cultura afro-brasileira e reafirma a incessante e rica atividade artística de Embu das Artes, que é referência das artes plásticas dentro e fora do Brasil. A Kambinda, como também é conhecida, foi uma das escolhidas entre 948 trabalhos analisados pelos organizadores.

Escritora, artista plástica, coreógrafa e folclorista, Raquel é a filha mais velha do poeta negro Solano Trindade e é considerada grande conhecedora da história e da cultura afro-brasileira. Nos anos 60, veio morar em Embu das Artes, onde fundou o Teatro Popular Solano Trindade e criou a Nação Kambinda de Maracatu.

A arte naïf ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, detentora de uma expressão simples e produzida por artistas sem orientação acadêmica e conhecimento das técnicas. Com o tema “Todo mundo é, exceto quem não é”, a Bienal mostra 126 obras de 86 artistas de todas as partes do País, nas quais o cotidiano, os costumes e a religiosidade regionais estão representadas a partir de uma ótica popular e, ao mesmo tempo, com uma sofisticada simplicidade.

É um universo plástico muito especial no mundo da arte e com significativa importância simbólica e cultural que mostra um Brasil múltiplo e diverso, representado com cenas rurais e urbanas e manifestações próprias de algumas regiões do país. Formas artísticas sem a rigidez e formatação de uma arte acadêmica foram retratadas em diferentes suportes como o uso de tela e tinta, metal, papelão, plástico, tecido e madeira na expressão da xilogravura e na escultura.

13ª Bienal Naïfs do Brasil – “Todo mundo é, exceto quem não é”

Vai até 27/11
Sesc Piracicaba – rua Ipiranga, 155, Centro, Piracicaba
Horários: terça a sexta-feira (das 13h às 21h30), sábados, domingos e feriados (das 9h30 às 18h)
Entrada gratuita
Tel. (19) 3437-9292
Curadoria: Clarissa Diniz, Claudinei da Silva e Sandra Leibovici
 

Extraído do site da prefeitura de Embu das Artes / São Paulo – SP
http://embudasartes.sp.gov.br/noticia/ver/9354