Breaking News

REDE SOCIAL AGEN AFRO E ASÉ ALTO DA CACHAMORRA REALIZAM ENCONTRO INFORMAL NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO

Texto: Yango Ty Obaluaiyé
Foto: Rede Agen Afro

A Rede Social Agen Afro e o Asé Alto da Cachamorra , realizaram juntos o Primeiro Bate Papo Informal de Conhecimentos e Diferenças nas Religiões Afro Brasileiras.
A Mesa foi composta pelos integrantes : Yalorixá Margareth de Oxum ( Sacerdotisa de Culto ) do Asé Alto da Cachamorra , Professora Elaine Marcelina , Coordenadora do Projeto Pedagógico de Capacitação em História, Memória do Candomblé e Sustentabilidade das Casas de Matriz Africana, Egbomy Washington de Oxum ( Diretor de Culto ) do Ilê Asé Omin Yepondá, Egbomy Sérgio de Oxoguian , Editor do Jornal Awure e Dirigente da ANMA-RJ, Jack de Dan , idealizadora do Evento Crianças de Asé , e o Promoter de Mídia Afro e Diretor Editor da Rede Social Agen Afro, Yango Ty Obaluaiyé.
O Evento se iniciou com a apresentação e amostra dos vídeos “Canto dos Escravos” com Clementina de Jesus e “Jongo: um Novo Olhar”, onde os participantes puderam dissertar sobre a comunicação, crendices e o sofrimento dos escravos na época.
Na apresentação a Professora Elaine nos falou sobre Educação Social, Intolerância e Preconceitos na Religião.
Em seguida, o Egbomy Washington de Oxum apresentou o tema Educação Religiosa dia-a-dia e Comportamento.
O profissional e religioso Egbomy Sérgio D´Giyan falou da importância da Web, a comunicação na tecnologia atual.
Do lado da herança a Egbomy Jack de Dan nos falou da continuidade do Asé através das crianças, seja herdeiros ou não. A preocupação de nossos filhos serem seguidores e darem continuidade a nossa história.
Finalizando os temas o Promoter Yango discerniu sobre a Comunicação Escrita e Falada dentro dos Barracões, as formas de se interagir e de se comunicar, fazendo a informação chegar e as facilidades que elas proporcionam.
Como último módulo foi trocada ideias, perguntas e resposta com participantes e todos receberam seus certificados de participação, seguido de um coffee-break.
A Rede Social Agen Afro se colocou a disposição para que outras casas que se interessarem no Projeto Bate Papo Informal que entrem em contato através do e-mail: paiyango@gmail.com (facebook, instagram, skype). Mais informações: 21 96410-9542

10152499_753751678011158_6103833722237258529_n
Da Esq. para a Dir. Yango Ty Obaluaiyé, Jack de Dan, Sérgio d´Giyan, Prof. Elaine e Babalorixá Washington de Osun

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *