Breaking News

Regional Sudeste da FENACAB fecha parcerias e abre escritório em Juiz de Fora

Texto: Sérgio d´Giyan 24.06.2017 12:00

A Regional Sudeste da FENACAB, Federação Nacional dos Cultos Afro Brasileiros, com sede nacional em Salvador, representada no Rio de Janeiro pela Doné Sonia de Sogbò, selou nos últimos dias duas grandes parcerias com organismos importantes para os adeptos das religiões de matriz africana. No início dessa semana, Doné Sonia esteve com o Carlos Janan, chefe da CEPIR, Coordenação da Promoção da Igualdade Social da cidade do Rio de Janeiro. No próximo dia 28 haverá um encontro entre os dois para formalização da parceria.

Além da CEPIR, a Regional Sudeste da FENACAB se alia ao CEDINE, Conselho Estadual dos Direitos dos Negros, presidido por Luiz Eduardo Negrogun, conhecido de todos pela sua atuação na defesa dos direitos dos negros no Estado e dos adeptos das religiões afro-brasileiras. Essa união é importante para que a FENACAB possa atuar junto ao CEDINE nas ações contra a intolerância religiosa e racial. Para o CEDINE, a cooperação da FENACAB vai agilizar as ações que se fazem necessárias no combate a intolerância.

No último sábado, a Regional Sudeste realizou uma cerimônia em praça pública, com o apoio da prefeitura, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para registrar o início das atividades do escritório da FENACAB. Durante a solenidade diversas personalidades representativas da religião e autoridades foram homenageadas com a entrega de certificado alusivo ao lançamento. Paralelo ao evento, diversas atividades lúdicas foram apresentadas, roda de capoeira, samba e cultura popular, além de uma feira de artesanato e vestuário.

No próximo dia 5 de julho, no auditório do CEDINE, a FENACAB Regional Sudeste realiza o Fórum de Debates sobre o Código Nacional de Ética, Disciplina e Liturgia dos Sacerdotes e Adeptos das religiões de matriz africana. O Código se baseia no texto da Constituição Brasileira e incentiva o desenvolvimento e evolução dos direitos e deveres dentro dos cultos afro religiosos. A cerimônia acontece às 15hs na Praça Cristiano Otoni, s/nº, no 7º andar, prédio da Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro.

Doné Sonia, da FENACAB, entre representantes da CEPLIR
Luiz Eduardo Negrogun, do CEDINE e Doné Sonia, da FENACAB
Convite do Forum para debater o Código de Ética nas religiões afro-brasileiras
Sacerdotes homenageados no lançamento do escritório da FENACAB em Juiz de Fora – MG
Representantes da cultura popular mineira sendo homenageados durante o lançamento do escritório da FENACAB em Juiz de Fora – MG

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *