Breaking News

RENAFRO Saúde perde seu maior ícone, falece o ogan Marmo de Oxosse

 

José Marmo da Silva, Coordenador da RENAFRO
 
 
José Marmo da Silva, ogan, dentista, secretário-executivo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, falece no Rio de Janeiro.

Como coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiros e Saúde (Renafro  Saúde), Marmo, promoveu a construção de uma parceria com o SUS – Serviço Único de Saúde, para prestar atendimento as populações adeptas das religiões de matriz africana.

A importância dos cuidados com o corpo para as religiões afro-brasileiras foi o ponto de partida para a realização da experiência do agir em rede, em que as lideranças das religiões de matrizes africanas vivenciaram situações que possibilitaram entender o funcionamento do SUS, avaliar os serviços prestados a população e reconhecer a importância do controle social das políticas públicas de saúde. Em contrapartida, mostra também o estabelecimento de um canal de interlocução que possibilitou aos sacerdotes e sacerdotisas da tradição religiosa afro-brasileira uma aproximação maior dos gestores e profissionais de saúde facilitando o diálogo e a proposição de ações em saúde que respeitassem a cultura e a visão de mundo dos terreiros.

Na liderança de diversos trabalhos, reuniões, encontros, criação de grupos de trabalho, como o Grupo de Homens de Axé, conduziu com experiência a parceria com diversas entidades e grupos de mulheres e do movimento negro.

Uma lacuna que será muito difícil de ser preenchida.

 

Texto: Sérgio d´Giyan
Fonte: Internet

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *