Breaking News

Repórter Mirante mostra força da umbanda realizada em Codó, MA

Conheça a história do pai de santo Bita do Barão e as histórias do terreiro.
Veja ainda o ritual realizado nas matas de Codó, consideradas encantadas.

Repórter Mirante – Do G1 MA, com informações da TV Mirante

27/09/2014 12h31 – Atualizado em 27/09/2014 12h31

 

a41fe365a7ce78869f274e4fce2edcf59d0c622eO Repórter Mirante deste sábado (27) foi até Codó, a cidade maranhense conhecida como a capital brasileira da umbanda. E terra de um dos pais de santo mais famosos do Maranhão, Bita do Barão, o líder religioso que conquistou o respeito e a admiração dos seguidores da umbanda em todo o país.

Em seu Palácio de Iansã são realizados os rituais de incorporação,onde todos entram em completo estado de transe. Mistérios que se revelam no ritmo dos tambores e nas manifestações de um povo que acredita no poder da fé. O programa apresenta também o ritual que reúne filhos e filhas de santo e atrai pessoas do mundo todo.

E, nas matas, que os umbandistas consideram encantadas, um ritual mostrado pela primeira vez na televisão, foi mantido em segredo por anos pelo mestre Bita do Barão.

 

 

Extraído do Portal de Notícias G1/Maranhão

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/09/reporter-mirante-mostra-forca-da-umbanda-realizada-em-codo-ma.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *