Breaking News

Retratos de fé: assista programa sobre a tradição do candomblé

Criado em 11/04/15 18h06 e atualizado em 11/04/15 18h18 

Por Retratos de Fé Fonte:TV Brasil

retratosfe_candomble_01

Neste episódio, o programa Retratos de Fé, da TV Brasil, apresenta as origens, a trajetória e as tradições do candomblé. A cada semana, a série abre espaço para que um determinado credo possa se expressar livremente na tela, apresentando suas concepções, crenças, cerimônias, vivências e manifestações religiosas por meio de entrevistas com líderes religiosos.

Em Salvador (BA), Mãe Ângela, do terreiro do Gantois, ou terreiro Ilê Iyá Omin Axé Iyá Massê, fundado em 1849, destaca a trajetória do Candomblé e explica costumes e tradições da religião secular.

Em Olinda (PE), Pablo, um Oxaguian de 17 anos, descreve seu dia-a-dia no candomblé, apresenta o terreiro Ilê Axé Oxum Karêe – pertencente à nação Nagô – e faz uma apresentação de afoxé.

Em Porto Alegre (RS), Deisiane Ferreira, iyawo no terreiro de Pai Iguassu de Obaluaye conta o que mudou na sua vida depois que fez santo em uma comunidade de terreiro.

Creative Commons – CC BY 3.0 – Retratos de Fé: Candomblé – trajetória e tradições

Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira
Roteiro: Denise Flores, Rafael Diniz, Luisina Lopez Ferrari

Extraído do portal EBC
http://www.ebc.com.br/cultura/2015/04/retratos-de-fe-assista-programa-sobre-tradicao-do-candomble

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *