Breaking News

Rio celebra Consciência Negra e Zumbi dos Palmares

Texto e Fotos: Sérgio d´Giyan

 

DSCF5462O Rio de Janeiro celebra hoje o dia Nacional da Consciência Negra e as comemorações a Zumbi dos Palmares, líder quilombola morto em emboscada na Serra da Barriga em Alagoas. Várias atividades aconteceram em frente ao busto de Zumbi na Praça Onze, onde artistas, músicos, capoeiristas e adeptos das religiões de matriz africana e de outras religiões puderam homenagear a data.

Na manhã desta quinta-feira, grupos religiosos se reuniram em frente ao Monumento de Zumbi, na cidade. O início das atividades começou com a lavagem do monumento realizada pelas baianas e pelo grupo de Afoxé Filhos de Gandhi, seguida de uma queima de fogos. Ao longo das apresentações capoeiristas, afoxés e grupos de pagode deram o tom das comemorações.

O apresentador Milton Cunha, da Rede Globo de TV, exaltou a cor negra e a contribuição deixada pelos negros que fizeram parte da nossa história e que enriqueceram a nossa cultura.

Veja a seleção de fotos na página do Jornal Awùre no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.872851049413301.1073741867.292866740745071&type=3&uploaded=42

 

lavagem_do_monumento_de_Zumbi-0921
Foto: Jornal do Brasil on line

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *