Rio Claro promove Ciclo de Debates sobre Afrodescendentes e lança a Frente Paramentar de Combate ao Racismo

Por: Redação Canal Rio Claro | Em 26/04/2016 – 11:56

 

thumbs

Dentro da programação “Ogum e Suas Origens Culturais”, Rio Claro realiza no dia 11 de maio o 1º Ciclo de Debates sobre Afrodescendentes. O objetivo é discutir questões referentes aos povos de origem africana e eliminar os estereótipos relativos aos afrodescendentes. O evento acontece na Sala de Convenções do Hotel Class (Av. 1, nº 926, Centro), a partir das 19 horas.

“Vamos discutir temas que envolvem o cotidiano dos povos de ascendência africana como a intolerância religiosa, discriminação e seus efeitos e o papel do Estado para neutralizar e equilibrar esses conflitos”, explica a advogada Ionita de Oliveira Krügner, Diretora-Secretária Geral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Rio Claro.

O ciclo de debates irá contar com a presença de diversas autoridades: prefeito Du Altimari; vereador João Zaine, presidente da Câmara Municipal; Francisco Quintino, presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro e do Inspir (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial); Mozart Gramiscelli Ferreira, presidente da OAB de Rio Claro; Divanilde de Paula, presidente do Conerc (Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro); além dos vereadores José Pereira dos Santos e Geraldo Luís de Moraes, o Voluntário, autor da Lei Municipal nº 4.468/2013, que instituiu o Dia de Ogum, comemorado no dia 23 de abril, no calendário municipal.

O 1º Ciclo de Debates será aberto com a palestra “A África adaptada em terras brasileiras” que será proferida pela Assessora de Integração Racial, Kizie de Paula Aguiar. O evento contará ainda com a apresentação de outros expositores. Pai André Luís de Moraes, Sacerdote Presidente da Federação Umbandista Caminho dos Orixás, irá falar sobre “Intolerância Religiosa”.

A “Discriminação e seus efeitos” será o tema discutido pela advogada Carmem Dora de Freitas Ferreira, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB de São Paulo. A advogada Ionita de Oliveira Krügner irá falar sobre a “Ação do Estado para a eliminação dos estereótipos institucionalizados relativos aos afrodescendentes”.

Durante o evento, o vereador Geraldo Voluntário irá lançar a Frente Parlamentar em Combate ao Racismo e da Igualdade Racial. A criação da Frente Parlamentar foi aprovada pelo Legislativo e autorizada por meio da Resolução nº 290/2013. Além de Voluntário, a Frente terá como membro o vereador José Pereira dos Santos.

O vereador Geraldo Voluntário explica que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu de 2105 a 2024 a Década Internacional de Afrodescendentes com o lema “desenvolvimento, justiça e desenvolvimento”. O encontro do dia 11 de maio foi idealizado sob essa perspectiva. “Nesse encontro do dia 11 e sob essa perspectiva vamos lançar os primeiros trabalhos da Frente Parlamentar em Combate ao Racismo e da Igualdade Racial, que terá a função de estudar, debater e promover alternativas para o equilíbrio das desigualdades existentes”, afirma o parlamentar.

Os participantes também vão poder conferir o painel “Os fundamentos que nortearam a ONU a instituir a Década Internacional de Afrodescendentes”, além da apresentação musical de Jonas Moncaio, jogo de capoeira, sorteio de brindes e Coffee Break. As inscrições para participar do Ciclo de Debates serão feitas no local mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O evento conta com apoio da OAB e da Câmara Municipal de Rio Claro.

 

Extraído do site Canal Rio Claro / Rio Claro – MG
http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/29113/rio-claro-promove-ciclo-de-debates-sobre-afrodescendentese-lanca-a-frente-paramentar-de-combate-ao-racismo.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *