Breaking News

SALVADOR: Festa de inauguração da nova orla do Rio Vermelho nesta sexta (29) homenageia Iyemanjá

 

Márcia Castro, Amanda Santiago e Mametto são as atrações; veja alterações no trânsito e nas linhas de ônibus

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

28/01/2016 15:21:00Atualizado em 28/01/2016 17:45:57

 

 

 

Uma grande festa está sendo preparada pela Prefeitura de Salvador para a entrega da nova orla do Rio Vermelho, nesta sexta-feira (29). O evento, que acontece no Largo da Mariquita a partir das 18h, contará com a presença de artistas como Márcia Castro, Amanda Santiago e Mametto. O show será uma homenagem prévia a Iemanjá.

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, a programação foi pensada para mostrar a força da música feita pelas mulheres da Bahia. “O bairro que festeja Iemanjá não podia deixar de ter a mulher como protagonista. Por isso, a ideia de trazer só mulheres para o palco dessa grande festa. Tenho certeza que, como sempre, elas farão um show muito especial”, disse.

(Foto: Agecom)
(Foto: Agecom)

A Mametto levará ao palco do Rio Vermelho um repertório totalmente voltado para a rainha das águas, com músicas como “Lamento das águas” e “Deixa a gira girar”, seu grande sucesso. “Além disso, estaremos com a banda completa, com um corpo de bailarinas e muita percussão. Vai ser realmente um espetáculo para suar”, prometeu.A cantora Ana Mametto, que lidera a banda, falou da sua expectativa para o show e antecipou o que preparou para a festa. “Estou muito feliz com o convite, essa possibilidade de tocar na reinauguração, ainda mais com a proximidade do Carnaval e do dia de Iemanjá. Então este show será totalmente dedicado a ela”.

Alterações no trânsito
Por causa da festa, o trânsito será alterado nas vias de acesso ao bairro a partir das 16h de sexta-feira (29) e permanecerá fechado até as 23h, segundo informações da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

No dia da festa, a circulação e o estacionamento de veículos serão proibidos na Rua da Paciência, na faixa à direita, sentido Itapuã; no trecho entre as ruas Eurycles de Mattos e o Largo de Santana; Rua Guedes Cabral; Rua Borges dos Reis; Praça Colombo; Largo da Mariquita (sentido Pituba); e Rua Conselheiro Pedro Luís (sentido Rio Vermelho), a partir do retorno para a Vasco da Gama.

Como opção, de acordo com a Transalvador, os motoristas poderão, no sentido Ondina – Amaralina, via orla, seguir pela Avenida Oceânica, Rua Eurycles de Mattos, Avenida Anita Garibaldi, Rua Lucaia, Avenida Juracy Magalhães Junior e Avenida Antônio Carlos Magalhães. Os veículos oriundos da Rua Cardeal da Silva poderão seguir pela Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência e Rua Eurycles de Mattos.

Para as pessoas que moram no circuito da festa, o acesso será permitido mediante apresentação de comprovante de residência.

Ônibus até mais tarde
Além da alteração no trânsito, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), também ampliará o horário de circulação de linhas de ônibus que passam pelo local da festa.

De acordo com a pasta, quatro linhas terão o funcionamento prolongado até 1h de sábado (30): Vale dos Rios/Stiep R3, Sussuarana – Barra R1, Praia do Flamengo – Praça da Sé R1 e Aeroporto – Campo Grande. A linha Estação Pirajá – Barra 3 terá o horário de operação estendido até meia-noite de sexta-feira.

Já as linhas que circulam pelas vias onde ocorrerá a festa também serão alteradas. Linhas no sentido Ondina-Rio Vermelho que têm como origem Barra, Av. Centenário e Rua Ademar de Barros e seguem com destino à Av. Presidente Vargas, Rua da Paciência, Largo da Mariquita e Orla seguirão a partir da Av. Presidente Vargas, passando pela Rua Euricles de Matos, Av. Garibaldi, Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retornando no Bompreço e daí seguindo o itinerário normal neste sentido.

As linhas oriundas da Cardeal da Silva com destino a Itapuã vão seguir pela Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência, Rua Euricles de Matos, Avenida Garibaldi, Avenida ACM e mantêm o roteiro normal. Já as linhas provenientes da Rua Conselheiro Pedro Luís, com destino a Itapuã, passarão pela Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. ACM, Rua Rio Grande do Sul, Av. Manoel Dias da Silva, Rua Visconde Itaboraí, retornam no Bompreço e seguem seu itinerário comum.

 

Extraído do site do Jornal Correio 24h* / Salvador – BA
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/festa-de-inauguracao-da-nova-orla-do-rio-vermelho-nesta-sexta-29-homenageia-iemanja/?cHash=1f6f033fcbf603a4d229c0c9fec9ec8b

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *