Breaking News

Santo André Cultura: Terças Musicais apresenta Xirê – A Festa dos Orixás

 

Espetáculo cênico musical homenageará e buscará desmistificar representações divinizadas dos cultos de origem africana.

Data: 29/10/2015 16:22 / Autor: Roberto Nascimento / Fonte: Secom PSA

 

ogã Sapopemba
ogã Sapopemba

O espetáculo cênico musical Xirê – A Festa dos Orixás abre no próximo dia 3 a temporada de novembro do projeto Terças Musicais. Com o ogã (chefe) José Silva dos Santos, o Sapopemba, e o grupo Obá Inã (o fogo do Rei), a apresentação irá homenagear orixás (ancestrais divinizados que correspondem a pontos da natureza) das religiões de matriz africana e contará com cortejos afros, afoxés, maracatus, samba de roda, jongo e tambor de crioula.

A festa, de acordo com o ogã Sapopemba, será marcada pelas apresentações musicais, pelo repicar dos instrumentos de percussão, com as devidas homenagens e também procurará desmistificar oito orixás celebrados nos cultos de origem africana – Exu, Iansã, Iemanjá, Ogum, Oxossi, Oxum, Oxalá e Xangô.

Com mais de uma hora de duração, o show, com entrada gratuita, contará com vários instrumentos de percussão tocados pelos 23 integrantes do Obá Inã. Pela primeira vez a programação acontecerá no Teatro Municipal de Santo André. Além das Terças Musicais, a apresentação é parte dos festejos do Mês da Consciência Negra, na cidade e integra a programação cultural do Encontro Nacional de Cidades Educadoras.

 

SERVIÇO:
Espetáculo Xirê – A Festa dos Orixás abre Terças Musicais de novembro
Data: 3 de novembro (terça-feira)
Horário: 20h, com entrada gratuita
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/n, Centro)

Xire-a-festa-dos-Orixas_6ee256ac
Sapopemba e grupo Obá Inã se apresentam nas Terças Musicais com homenagens a oito orixás; espetáculo terá entrada gratuita

Extraído do portal de notícias ABC do ABC  / Região do ABC – SP
http://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/tercas-musicais-apresenta-xire-festa-orixas-33243

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *