Breaking News

Santo André recebe mostra sobre orixás

Da Redação | quarta-feira, 18 de novembro de 2015

 

Com curta duração, a exposição Tecno Orixás, do artista plástico Valter Nu, com seis instalações artísticas, abre nesta quarta-feira (17/11), no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, e fica em cartaz até o dia 27. A mostra que homenageia o Mês da Consciência Negra faz homenagem a seis orixás, da tradição ioruba – Iansã, Oxossi, Oxum, Iemanjã, Ogum e Oxumarê. As instalações são construídas com “sucata tecnológica”, a partir de materiais descartados e selecionados pelo artista plástico. A visitação é gratuita.

Em uma das instalações, o orixá Ogum chama a atenção pela imponência com que está sentado sobre uma motocicleta. O veículo, por sua vez, brotou da imaginação de Valter Nu e foi todo construído a partir de peças de computador, teclados e cabos de conexão. A exposição Tecno Orixás já percorreu, neste ano, o Parque Burle Marx, em São Paulo, e algumas de suas instalações estão expostas no Complexo Cultural da Funarte, em São Paulo

 

Valter Nu ao lado de suas criaturas Oxum, construída a partir de placas mãe de computador, e Ogum sentado sobre a moto feita com teclados e componentes de computador (Foto: Miguel Denser/SCT-PSA)
Valter Nu ao lado de suas criaturas Oxum, construída a partir de placas mãe de computador, e Ogum sentado sobre a moto feita com teclados e componentes de computador
(Foto: Miguel Denser/SCT-PSA)

Plano de Educação tem palestra do MEC

Com as alterações do Plano Nacional de Educação, será necessária a criação de novas formas de ordenar o atendimento na educação. Estados, municípios e governo federal terão de dialogar. Outra alteração é a criação de nova forma de financiamento, por meio do Custo Aluno Qualidade, que definirá os padrões mínimos para o atendimento dos alunos em cada faixa etária. Sobre estas e outras mudanças, a diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Flávia Maria de Barros Nogueira, realizará a palestra “Os desafios do Sistema Nacional de Educação e do Custo Aluno Qualidade”, que acontece às 14h, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (rua Tirol, 5), em Santo André.

A atividade, que reunirá profissionais da Educação do ABC, é uma das discussões temáticas que fazem parte do processo de construção da Conferência Regional de Educação. Marcada para dezembro, a Conferência Regional deverá unir governos, entidades, universidades e sociedade civil na construção de um Plano Regional de Educação. As atividades são coordenadas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fórum Regional de Educação ABCDMRR e UFABC.

 

Plano Nacional de Educação traça diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos anos (Foto: Diego Barros/PMSA)
Plano Nacional de Educação traça diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos anos (Foto: Diego Barros/PMSA)

Senac SBC realiza Design Essencial

O Senac São Bernardo recebe no dia 25 a 10ª edição do Design Essencial, ação que oferece tendências e inovações na área de design, por meio de exposições, workshops, palestras e mesas-redondas. O evento, que percorre as 17 unidades da rede no Estado, vem com o tema Iluminar.

Fernando Prado, designer e consultor da mostra, explica que a iluminação adequada pode mudar a percepção do espaço. “A iluminação pode determinar a circulação, a segurança, a compreensão das diferentes funções do espaço e despertar o olhar para detalhes”, diz.

O encontro é dirigido a arquitetos, designers de interiores, decoradores, empresários do setor, designers de produtos, estudantes e professores. A participação no Design Essencial é gratuita para alunos, ex-alunos e funcionários do Senac. Para os demais, algumas atividades custam R$ 10. Inscrições pelo site www.sp.senac.br/designessencial, telefone 0800 883-2000 ou no local.

Vestibular da PUC-SP é tema de palestra gratuita

O Singular-Anglo Vestibulares promoverá na próxima segunda-feira (23 de novembro) às 15 horas, a palestra Vestibular Unificado PUC 2016, com a professora Ana Maria Zilocchi. O evento é gratuito e aberto para alunos e não alunos da rede de ensino.

Em razão das mudanças implantadas neste ano, a professora abordará os desmembramentos do exame e como ficam os vestibulares da Faculdade de Direito São Bernardo, Faculdade de Medicina ABC – FMABC, Famema, Einstein, Santa Marcelina e outros.

A palestra acontecerá no Singular-Anglo Vestibulares Santo André (rua Alfredo Fláquer, 76 – Centro) e as inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do portal www.singular.com.br .

 

Extraído do site RD Notícias Repórter Diário / Santo André – SP
http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/542645/santo-andre-recebe-mostra-sobre-orixas/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *