Breaking News

Sapucaí comemora 30 anos com grande festa

 

Cultura

11/02 às 16h25 – Atualizada em 11/02 às 16h28

Jornal do Brasil

 

A  Secretaria Especial de Turismo/Riotur, em parceria com a Liesa, promove no próximo dia 23, às 19h, uma grande festa para celebrar o aniversário de 30 anos da Marquês de Sapucaí, com a participação de integrantes de todas as escolas de Samba dos grupos A e Especial. O público que estiver presente na Passarela Darcy Ribeiro poderá assistir a cortejo comemorativo e receber a benção de Padre Jorjão.

A festa começa com a já tradicional lavagem da pista do Sambódromo, que este ano vai ser ainda mais especial: o rufar dos tambores e a fanfarra dos clarins anunciarão a chegada das mães de santo, lideradas por Maria Moura, tradicional baiana da Imperatriz Leopoldinense, que vão limpar a pista com água de cheiro – uma mistura de águas de mar, de cachoeira e de rio, usando vassouras feitas de ervas.

Em seguida, entra em cena o cortejo. Em forma de desfile, trará a imagem de São Sebastião e será apresentado pelo ator Milton Gonçalves. O evento promete emocionar o público com a apresentação de todos os casais de mestres-salas e porta-bandeiras das escolas do grupo especial e Série A, que dançarão ao som de grandes sambas-enredos que marcaram o carnaval carioca. A seleção, que ficou a cargo do cantor e compositor Dudu Nobre, é composta por músicas que integram o DVD lançado recentemente pelo artista “Os mais lindos sambas-enredos de todos os tempos”. O batuque ficará a cargo de uma bateria formada por 120 ritmistas de diferentes escolas.

A pista da Sapucaí também será ocupada por um grupo de crianças, representando o futuro e serão seguidos por 35 casais retratando as velhas-guardas. Depois será a vez do Sambódromo receber 30 baianas que carregarão palmas  brancas e vermelhas, defumando a Sapucaí com incenso. As orações ficarão a cargo de tia Nilda, da  Mocidade Independente de Padre Miguel. Xangô e Iansã, os orixás que regem o ano de acordo com as religiões afro-brasileiras, serão saudados ao som de seis atabaques.

Para demonstrar todo o sincretismo religioso brasileiro, Padre Jorjão abençoará a Sapucaí rezando o Pai Nosso junto ao público. E Tia Nilda, da  Mocidade Independente de Padre Miguel fará uma oração. Xangô e Iansã, os orixás que regem o ano de acordo com as religiões afro-brasileiras, serão saudados ao som de seis atabaques.

De acordo com o Secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, o aniversário do palco do maior espetáculo da Terra tem que ser comemorado em grande estilo: “É naquele espaço sonhado por Darcy Ribeiro e transformado em realidade pelos traços mágicos de Niemeyer que o Rio mostra toda a sua beleza, criatividade e espontaneidade. É no Sambódromo que o Rio é mais carioca, apresentando para o mundo a ginga e malemolência de nossos sambistas e passistas”, explica Antonio Pedro.

Extraído do Portal Jornal do Brasil on line

http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2014/02/11/sapucai-comemora-30-anos-com-grande-festa/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *