Breaking News

Saurê Palmares: Consciência Negra tem programação especial; Confira!

17h23, 17 de Novembro de 2014

 

 

Divulgação Grupo Gingaterapia integra Rota do Saurê
Divulgação
Grupo Gingaterapia integra Rota do Saurê

A saudação de origem banto ‘saurê’, ao lado do nome de um dos maiores quilombos do Brasil ‘Palmares’, deu título ao projeto da Prefeitura de Maceió que rende homenagens ao povo e a cultura afro-brasileira no Mês da Consciência Negra. Desenvolvido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o Saurê Palmares está em sua segunda edição e mais uma vez reúne grupos culturais e artísticos para celebrar a riqueza herdada da África pelo povo brasileiro.

O ápice das festividades acontece na próxima quarta-feira, véspera do Dia da Consciência Negra, mas durante todo o mês de novembro, atividades diversas chamaram a atenção para o tema. Fóruns, debates, oficinas, palestras, exposições e rodas de capoeira por toda a cidade, foram algumas das ações inseridas na programação apoiada pelo Saurê Palmares.

No dia 19, é a vez do Centro de Maceió ser tomado pela beleza da cultura afro-brasileira. A partir das 15 horas, as bandas Afrodara e Afro Afoxé, o Afoxé Ofá Omin, o grupo Ginga Terapia, o Coco de Roda do Grupo Folclórico Ganga Zumba e o Maracatu Raízes da Tradição dão vida a Rota do Saurê com apresentações em diversos pontos do calçadão do comércio.

Na sequência, às 16 horas, é a Praça Palmares – território histórico para o povo negro de Alagoas – que vira palco para oficinas de penteados afro e confecção de mandalas, exposições de artefatos artesanais representativos da cultura negra, roupas, comidas e muito mais. No palco, as atrações serão: Orquestra de Tambores, Toni Edson, Banda Afro Mandela, Afoxé Odô Iyá e para encerrar a noite, grande show com o paraibano Chico César.

Serra da Barriga

No dia 20, Dia da Consciência Negra, a FMAC apoia a participação dos grupos culturais e dos grupos tradicionais de matriz africana nas celebrações programadas para a Serra da Barriga, em União dos Palmares. O local que sediou um dos maiores quilombos do Brasil, o Quilombo dos Palmares, é o maior símbolo da luta e da resistência negra contra a escravidão de outrora.

Confira a programação completa

Dia 19 de novembro

15h – Rota do Saurê, Centro (calçadão da Rua Boa Vista, proximidades da Igreja do Livramento e em frente ao antigo Produbam)

Banda Afrodara

Banda Afro Afoxé

Afoxé Ofá Omin

Grupo Ginga Terapia

Coco de Roda do Grupo Folclórico Ganga Zumba

Maracatu Raízes da Tradição

16h – Apresentações artísticas, Praça Palmares

Orquestra de Tambores

Toni Edson

Banda Afro Mandela

Grupo Afoxé Odô Iyá

Chico César

16h – Oficinas e exposições, Praça Palmares

– Oficina Cabelo e Identidade, com Tamires Melo

– Oficina Mandala da Miscigenação, com Achiles Escobar

– Exposição ‘Águas de Oxalá, Caminhos da Transformação’

– Exposição de cordéis

– Feira de comidas típicas, acessórios, roupas de capoeira e instrumentos musicais, produtos artesanais, esculturas e expressões plásticas

Programação apoiada

Até 20 de novembro

8h às 17h – Exposição ‘Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas’, no Espaço Cultural Trilhos Urbanos da Estação Ferroviária do Centro de Maceió

De 17 a 19 de novembro

Todo o dia – ‘Fórum Mestre Zumba 2014’, atividades diversas na Reitoria da Ufal, Espaço Cultural da Ufal, Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) e Museu da Imagem e do Som (Misa). Programação completa no site http://www.mestrezumbaforum.blogspot.com.br/ .

Dia 20 de novembro

Todo o dia – Grupos culturais e religiosos de matriz africana participam das celebrações pelo Dia da Consciência Negra, na Serra da Barriga, em União do Palmares.

Dia 22 de novembro

9h – Roda de conversa ‘Roda de Memória – Menino quem foi seu mestre?’, com grupos da Federação Alagoana de Capoeira (FALC), no Museu da Imagem e do Som (Misa), Jaraguá.

Dia 30 de novembro

16h – Aulão recreativo de capoeira com grupos da Federação Alagoana de Capoeira (FALC), Praça Multieventos, Pajuçara.

 

Extraído do site Alagoas 24h

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Cultura&vCod=214072